Mais de 500 animais silvestres são resgatados nos últimos 12 meses em Bragança Paulista

Desses, 40 conseguiram se reabilitar e voltar à natureza.

Mais de 500 animais silvestres foram resgatados em um período de um ano em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. No total, foram 569 animais nos últimos 12 meses.

O trabalho de resgate de animais debilitados tem sido feito pela prefeitura da cidade, em parceria com a Associação Mata Ciliar. A ação conta também com atuação de autoridades policiais, como a Polícia Ambiental.

Mais de 500 animais silvestres são resgatados nos últimos 12 meses em Bragança Paulista (Foto: Divulgação / Prefeitura de Bragança Paulista)

Na maioria das vezes, os bichinhos são encontrados doentes ou machucados por moradores do município, que também têm um papel muito importante: avisar e acionar a secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo recolhimento.

A partir do momento que são resgatados, os animais passam por cuidados específicos e recebem atendimento especializado que visa a reabilitação.

De acordo com a prefeitura, os animais resgatados nos últimos 12 meses se dividem em:

  • 259 mamíferos
  • 301 aves
  • 9 répteis

Do total, 183 estão em fase de reabilitação. Apesar dos esforços, muitos acabam morrendo. Isso acontece porque boa parte chega muito debilitada e, no caso dos filhotes, acabam não conseguindo sobreviver sem a mãe.

Por outro lado, 40 conseguiram se recuperar e foram reintegrados à natureza. Esse processo demanda bastante tempo e é considerado lento.

Os animais que não conseguem voltar para os seus habitats naturais são transferidos e encaminhados para outros locais, como como zoológicos e instituições do ramo.

Fonte: G1.globo.com