Mata Ciliar registra aumento da chegada de cachorros-do-mato ao Cras

A chegada de cachorros-do-mato, infelizmente, tem se tornado expressivo no Cras da Mata Ciliar, por diversos motivos, mas todos são consequências da perda de seus habitats e do encontro com meios urbanos, como atropelamentos, ataques físicos ou transmissão de doenças de domésticos. Para exemplificar, em 2023 a equipe da Mata Ciliar recebeu 29 indivíduos, um aumento de mais de 30% em relação a 2022, quando foram registrados 22 animais.

(Foto: Associação Mata Ciliar)

Neste ano, já são cinco casos, sendo o último ocorrido na quinta-feira (18), quando um indivíduo chegou debilitado, de Bragança Paulista, para os cuidados da equipe.

“O animal chegou bastante prostrado e apático, logo pudemos notar que havia muitas lesões em sua pele, características de sarna. Então, decidimos realizar exames físicos, como a radiografia e uma raspagem superficial de pele, além do exame de sangue. Posteriormente, com as amostras da raspagem de pele, confirmamos a presença de um ácaro bem característico do sarcoptes scabiei, causador da sarna sarcóptica em animais. Portanto, iniciamos o tratamento com medicações específicas e hidratação, que será feito nos próximos dias até apresentar uma melhora”, explica Renata Martins de Souza Mattos, médica veterinária da Mata Ciliar.

Casos de animais com sarna estão crescendo a cada dia e cabe à sociedade se conscientizar em relação à guarda responsável de domésticos, e entender os erros que estamos cometendo com essas vidas para cobrar por políticas públicas voltadas à proteção de nossa biodiversidade.

O município de Bragança Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Associação Mata Ciliar