Período de estiagem exige atenção para evitar incêndios

Ausência de chuvas favorece ocorrência de fogo em matas e florestas; saiba como prevenir com atitudes simples no dia a dia.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo deu início à Operação Estiagem 2019, que reforça ações de treinamento para combate a incêndios e orienta como evitar acidentes.

Tempo seco

O período de estiagem é o resultado da redução ou ausência de chuvas durante uma determinada temporada.

Riscos

Nessa época o ar fica mais seco e o vento facilita que fagulhas se espalhem, o que aumenta as chances de incêndios em matas, florestas e terrenos.

Período de estiagem exige atenção para evitar incêndios (Imagem Ilustrativa)

Evite acidentes

– Não jogue cigarros ou fósforos – Não atire esses itens às margens das rodovias ou em terrenos. A chama da bituca pode se alastrar e atingir florestas e áreas extensas. Além disso, você contribui para a limpeza da área.

– Não solte balões – Fabricar, vender ou soltar esse tipo de objeto é crime ambiental. Balões podem provocar acidentes graves, além de incêndios florestas em áreas urbanas.

– Evite soltar fogos de artifício – Não solte rojões ou bombinhas em áreas próximas de mata ou terrenos, pois fagulhas podem dar início a chamas.

– Não faça queimadas – Evite acender fogueiras ou fazer qualquer tipo de queimadas, principalmente em dias quentes, secos ou com ventos fortes. Nunca faça queimadas próximo à rede elétrica.

Se avistar focos de incêndio ou fumaça suspeita, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo