6 dicas de especialistas para que o seu cão pare de morder as pessoas

Se o seu cão tentar morder alguém, é importante agir rápido. Desde começar um treinamento e pedir ajuda ao seu veterinário, existem muitas maneiras eficazes de impedir que ele machuque alguém.

Algumas das razões mais comuns pelas quais um cão pode exibir agressão a alguém incluem sentir-se amedrontado ou frustrado, ficar na defensiva, proteger os outros ou intimidação. A maioria dos cães irá se envolver com a boca normalmente com o intuito de brincar, mas se você perceber que seu cão está mordendo os outros agressivamente, pode ser hora de tomar outras providências.

(Imagem Ilustrativa de Alexandr Ivanov por Pixabay)

Confira algumas dicas para impedir que seu cão morda as pessoas:

1. Preste atenção aos sinais

Mesmo alguns dos cães mais bem comportados podem ocasionalmente morder pessoas, por isso é importante que você identifique quaisquer sinais de agressividade ou irritação desde o início.

“Qualquer cão pode agir agressivamente se se sentir preocupado com algo, portanto, lidar com mordidas de cães depende de todos nós sabermos como interagir com segurança com nossos cães e sermos capazes de detectar os primeiros sinais de alerta de que eles estão em perigo antes que a situação piore”, disse um porta-voz do Dogs Trust ao site Country Living.

“Mudanças sutis na linguagem corporal do seu cão, como as orelhas voltando para trás, a tensão no corpo ou a cauda enfiada para baixo, são sinais de que ele está desconfortável”, acrescentou ele.

2. Considere o uso de uma focinheira

Se você está preocupado em sair para passear com seu cão, pode valer a pena considerar uma focinheira, ótimo para restringir a capacidade do seu cão de morder, mastigar e latir. Embora o focinho não deva ser usado no lugar do treinamento, ele impedirá que seu cão morda (ou coma coisas que ele não deveria em uma caminhada).

3. Fique atento ao comportamento do seu cão

Prestar muita atenção ao comportamento do seu cão o ajudará a detectar quando as coisas estão indo para o lado da agressão. Seja por estar perto de outro cachorro ou sentir fome, isso o ajudará a controlar melhor a situação e a saber quando levar as coisas adiante.

Dica: se você perceber que seu cão está ficando mais agressivo, sempre avise os outros. Não permita que seu cão se aproxime de outras pessoas e sempre use uma guia ao sair.

4. Nunca os deixe sozinhos com crianças

Se você tem filhos pequenos ou está visitando um amigo que tem, nunca deixe seu cachorro sozinho com eles. Não importa o quão bem comportado seu cão seja, monitore cuidadosamente suas interações e intervenha antes que as situações preocupantes aumentem.

5. Converse com seu veterinário

Se você notar que seu cão começou a morder pessoas com mais regularidade, é melhor procurar aconselhamento especializado, eles serão capazes de ajudá-lo a manter essas tendências agressivas sob controle, verificando as causas subjacentes e ajudando a encaminhá-lo a um comportamentalista qualificado.

6. Treine o seu cão

Um cachorro que morde é perigoso. Não apenas para as pessoas, mas também para o cão, por isso é melhor realizar um treinamento adicional. Sempre use reforço positivo, como petiscos como recompensas, e transforme o treinamento em algo divertido para o seu pet. Rapidamente, você deverá ver os resultados, contribuindo, também, para o vínculo entre você e o seu cão.

Fonte: Petepop