Entenda os critérios para doação de sangue de cães e gatos

Assim como os seres humanos, pets também possuem tipagem sanguínea e precisam fazer testes antes da doação, segundo médica veterinária.

Você sabia que cachorros e gatos podem doar sangue? No entanto, para que um pet possa salvar a vida de outro, são necessários requisitos veterinários e também a autorização do tutor para o procedimento.

(Imagem Ilustrativa de Milli por Unsplash)

Segundo a médica veterinária Thais Antonussi, assim como os seres humanos, cães e gatos também possuem tipagem sanguínea.

“Os gatos têm três tipos sanguíneos, e os cães possuem oito. Em cães, assim como humanos, é necessário antes de qualquer transfusão fazer o teste de compatibilidade e tipagem sanguínea. Neles, as reações transfusionais são menos comuns. Já em gatos podem ser severas”, explica.

A médica veterinária afirma que o peso, a idade e a saúde fazem parte dos requisitos para que os animais se tornem doadores.

“Cães devem ter mais que 25 quilos, idade de 1 a 7 anos, dóceis e saudáveis. Os gatos devem ter peso médio de quatro quilos, não podem ser obesos, sem acesso à rua, e também de 1 a 7 anos.”

Porém, ao contrário dos humanos, os pets não precisam passar por uma preparação antes da coleta do sangue, desde que atendam aos pré-requisitos.

Segundo Thais, os animais que já são doadores precisam respeitar um intervalo de tempo entre cada procedimento. “A frequência de doação com segurança deve ser feita a cada 3 meses.”

A veterinária ainda acrescenta que estimular a doação de sangue pode salvar a vida de animais vítimas de acidentes ou doenças.

“A procura por bolsas de sangue de cães e gatos é muito grande por diversos motivos, como anemias, hemoparasitoses, doenças virais, tumores, traumas, hemorragias, sendo que a transfusão de sangue é indispensável para o tratamento desses pacientes e manutenção da vida”, explica.

Fonte: G1.globo.com