Mais de 1.800 animais foram castrados pelo Programa Permanente de Castração de Atibaia

A castração mantém o controle populacional por questão de saúde pública, além de trazer benefícios para a saúde dos animais.

Depois de percorrer sete bairros do município, o Programa Permanente de Castração realizou mais de 1.800 cirurgias neste ano. Nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da Coordenadoria do Direito Animal, mais dois mutirões extras foram realizados e 311 animais foram castrado nos dois dias, sendo 124 gatos e 187 cachorros.

Programa Permanente de Castração de Atibaia (Foto: Divulgação/PEA)

O objetivo da ação foi zerar a lista de espera gerada durante os mutirões nos bairros que já foram atendidos, além de atender os animais que foram adotados nas feirinhas realizadas pela Prefeitura, bem como os animais recolhidos e tratados por protetores que atuam no município.

Neste, os mutirões passaram por sete bairros de pontos extremos do município: Jd. Imperial, Tanque, Usina, Caetetuba, Boa Vista, Maracanã e Portão. Nesses mutirões, foram realizas 1.847 castrações, sendo 1.088 cães e 759 gatos. Além de manter o controle populacional por questão de saúde pública, a castração traz benefícios para a saúde dos animais, principalmente as fêmeas. Após as cirurgias, os responsáveis pelos animais também receberam instruções sobre o pós-operatório, referentes à alimentação, medicação, cuidados, entre outras recomendações.

De acordo com a coordenadora do Direito Animal, uma nova programação está sendo elaborada pela Prefeitura e já se inicia no próximo dia 15 de setembro, no bairro do Alvinópolis, seguindo pelos bairros: Campininha, Yara, Caioçara, Belvedere, Centro e regiões do Guaxinduva e Rio Acima. O novo calendário com todas as datas, locais de inscrições e de castrações será divulgado em breve.

A castração animal previne diversas doenças, principalmente nas fêmeas. Com a cirurgia feita antes do primeiro cio, a fêmea tem apenas 0,5% de chance de desenvolver tumor de mama ao longo da vida. Nos machos, algumas mudanças de comportamento também podem ser observadas, evitando problemas com demarcação de território e agressão a outros animais. O procedimento também é recomendado para manter o controle populacional, por uma questão de saúde pública, e para evitar que, no futuro, o número de animais abandonados nas ruas do município aumente.

Mais informações podem ser obtidas na sede da Coordenadoria do Direito Animal: Rua João Losasso, nº 455, Morumbi, ou pelo telefone (11) 4413-6996.