‘Março Amarelo’ conscientiza donos de pets para prevenção contra doenças renais

Doença nos rins é frequente entre cães e gatos e, caso não tratada, pode levar a morte dos bichinhos.

O Dia Mundial do Rim é comemorado nesta quinta-feira (12) e a data idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) serviu de inspiração para a medicina veterinária, que adaptou o dia para conscientizar donos de pets sobre o perigo das doenças renais crônicas que acometem os bichinhos de estimação.

A ideia do “Março Amarelo” veterinário é conscientizar os donos de pets com relação à prevenção e tratamento de animais com doenças renais crônicas.

Doença nos rins são frequentes entre cães e gatos (Imagem Ilustrativa)

O risco de doenças renais é maior em pets mais velhos, conforme explica a veterinária Larissa Satto. “Na maioria das vezes está relacionada com a idade avançada, mas pode também ter origem genética ou ser decorrente de outras doenças”, explica.

Não existe cura para doenças renais e o tratamento é feito por todo o período de vida do animal. O tratamento varia dependendo da origem e gravidade da doença. Apesar de incurável, tendo o acompanhamento correto o bichinho terá uma boa qualidade de vida.

Segundo a veterinária, alguns sintomas que podem indicar doenças renais nos pets, como o aumento na ingestão de água e no volume da urina, perda de apetite, úlcera na boca, vômitos, perda de peso e hálito com odor forte. Uma das doenças mais graves é a insuficiência renal.

A veterinária explica também que a doença é dividida em quatro estágios. “O primeiro estágio seria o mais leve e o quarto o mais grave. Nos dois últimos, o quadro é mais complicado, o prognóstico é ruim, e a expectativa de vida pode ser de apenas alguns meses”, conta.

Todas as raças estão sujeitas as doenças renais, mas algumas estão mais suscetíveis. Em cães, as raças mais acometidas são o Beagle, Cocker, Lhasa Apso, Maltês, Pastor Alemão, Poodle, Dachshund, Pinscher, Shih-Tzu e Schnauzer. Em gatos, o risco é maior nas raças Abissínio, Azul Russo, Maine Coon, Persa e Siamês.

Uma das dicas da veterinária para afastar a possibilidade de doenças é hidratar bem os animais. “É importante estimular a ingestão de água, principalmente nos gatos”, conta. Larissa também aconselha os donos a evitarem alimentos com altos índices de fósforo, sódio e proteína. “Estes alimentos poderão acelerar a progressão da doença renal crônica”, finaliza.

Fonte: G1.globo.com