Novembro Azul Pet: Castração diminuiu a incidência do câncer de próstata em até 90%

Você que tem um cãozinho ou gatinho em casa é importante se preocupar com o câncer de próstata. Novembro é o mês para conscientização sobre a importância da prevenção e assim como aconteceu com o Outubro Rosa, temos o Novembro Azul Pet.

É importante destacar que a castração diminuiu a incidência do câncer de próstata em até 90%, além de ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes.

(Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay)

“Essa é uma alternativa que deve ser avaliada pelos tutores juntamente com o veterinário. Muitos ainda acham que a castração é prejudicial para o cão, sendo que a cirurgia trará benefícios para a saúde dele. Isso sem falar, que a medida é um importante aliada no controle populacional de cães”, disse a veterinária Sirlei Manzan.

Mas a melhor forma de prevenção é o check-up regular dos pets, seja para orientar sobre a realização da castração ou para o diagnóstico precoce da doença. “O toque retal do pet durante o exame físico, geralmente, já é o suficiente para detectar a presença do problema; que é confirmado pela realização de um ultrassom mais específico”, disse a veterinária Karina Mussolino.

Principais sinais da doença

  1. O aumento da quantidade de vezes que o pet faz xixi, com gotejamento;
  2. Presença de pus ou sangue na urina;
  3. Dor;
  4. Constipação;
  5. Perda de peso;
  6. Apatia;
  7. Dificuldade para defecar, urinar ou andar.

Fique de olho!

Fonte: G1.globo.com