Saiba quais são as sete comidas da ceia de Natal que podem adoecer seu cão

Donos de cães são alertados para manterem seus cães longe de sete tipos de alimentos tóxicos que são comuns na ceia de Natal.

Os especialistas em rações para animais de estimação da PurePetFood.com compartilharam uma lista de alimentos e ingredientes comuns de Natal que podem envenenar os cães se não tomarmos cuidado.

“O Natal é a época de nos deliciarmos com todas as nossas comidas festivas favoritas e, como eles fazem parte da família, os cães devem ter permissão para participar de um pouco da ação também”, comentou um porta-voz do site. “No entanto, há uma série de comidas típicas de Natal que apresentam vários perigos ocultos para nossos amigos de quatro patas.”

(Imagem Ilustrativa de Wokandapix por Pixabay)

Confira a lista dos sete alimentos de Natal que são perigosos para os cães:

1. Panetones e pudins de Natal

Uvas e outras frutas secas, como as groselhas, são tóxicos para os cães e a ingestão de até mesmo uma pequena quantidade pode causar insuficiência renal grave. Isso inclui alimentos que contenham esses produtos, como panetones e pudins de Natal.

2. Chocolate

Dar chocolate aos cães deve ser evitado a todo custo. A teobromina, que é um pouco parecida com a cafeína, é encontrada no chocolate e é tóxica para os cães. Mesmo pequenas quantidades podem causar agitação, tremores, convulsões e problemas cardíacos.

3. Cebolas

Cebola, alho, alho-poró e cebolinha pertencem às espécies de plantas Allium e podem causar toxicidade, seja cozida ou crua. Inicialmente, pode haver vômito e diarreia, mas o principal dano que causa é aos glóbulos vermelhos, resultando em anemia.

Esses sintomas podem não aparecer imediatamente e podem levar de 2 a 4 dias, mas assim que você suspeitar de envenenamento, chame seu veterinário imediatamente.

4. Molhos

Como é um alimento básico na mesa da ceia de Natal, muitas pessoas dão a seus cachorros as sobras da ceia que são cobertas em molhos que, por serem muito ricos em sal, devem ser evitados.

5. Laticínios

Os cães têm dificuldade em consumir e digerir produtos lácteos. Como alguns humanos, eles são intolerantes a produtos à base de lactose, como leite e queijo, que podem causar problemas de estômago, diarreia e vômitos.

6. Álcool

Muitas vezes, há muito álcool por perto no Natal, mas você deve se certificar de que ele seja mantido longe do seu cachorro. Intoxicar seu cão com álcool é muito perigoso, causando alguns dos mesmos efeitos que temos quando consumimos álcool.

Mesmo pequenas quantidades encontradas em alimentos cozidos não devem ser dadas ao seu cão, e a assistência veterinária deve ser procurada imediatamente, caso seu cão ingerir álcool acidentalmente.

7. Adoçantes artificiais

Um adoçante chamado xilitol é frequentemente encontrado nos doces que consumimos no Natal, bem como em gomas de mascar e enxaguantes bucais. Mas, é venenoso para cães e, embora as quantidades nos diferentes produtos variem, até mesmo alguns doces podem causar efeitos tóxicos em cães pequenos.

Pode induzir a liberação de insulina no corpo, resultando em baixo açúcar no sangue e, às vezes, danos ao fígado. Os sinais de envenenamento podem ser rápidos ou lentos e incluem vômitos, letargia, convulsões e coma.

Fonte: Petepop