Seu gato está perdendo dentes? Saiba quando é hora de ir ao veterinário

Você deve se preocupar se o seu gato perdeu um dente? Isso é normal? A resposta depende se o gato em questão é filhote ou adulto.

Os veterinários do site Pet MD montaram um roteiro que esclarece quando a perda de dentes é normal e quando você precisa visitar o veterinário.

(Imagem Ilustrativa de PublicDomainPictures por Pixabay)

Os filhotes têm dentes de leite?

Como os seres humanos e todos os outros animais domésticos, os gatos passam por dois conjuntos de dentes ao longo da vida – os de leite e os definitivos.

Com apenas algumas semanas de idade, os gatinhos começarão a receber seus dentes de leite.

Os incisivos – os pequenos dentes da frente – são os primeiros a entrar em erupção, entre duas e quatro semanas de idade. Os pré-molares – dentes maiores em direção à parte posterior da boca – são os últimos a aparecer, de cinco a seis semanas, totalizando 26 dentes de leite.

Quando eles começam a cair?

Entre quatro e sete meses de idade, dentes permanentes (adultos) começarão a substituir os de leite.

Você pode nunca ver os dentes quando o seu gatinho os perde, pois eles geralmente “desaparecem” durante as refeições ou enquanto os bichanos estão brincando.

Muito antes do primeiro aniversário, seu gatinho em crescimento deve ter 30 dentes permanentes. Exceto por lesões ou doenças bucais, essa dentição deve manter seu gatinho mastigando até a velhice.

Pode haver problemas com os dentes de leite?

O problema dentário mais comum em gatinhos é a retenção de dentes de leite.

Se os dentes do filhote não forem perdidos quando os permanentes correspondentes estiverem chegando, isso pode resultar em posição de mordida anormal, acúmulo de tártaro e placa bacteriana e até mesmo abscessos.

Mas normalmente não há complicações se os dentes de leite retidos forem removidos imediatamente por um veterinário.

É normal que gatos adultos percam os dentes?

Não. Em gatos adultos, doenças podem aumentar e a perda de dentes. Isso pode se dever a problemas graves.

Embora os gatos não desenvolvam cáries como os humanos, isso não os isenta de doenças dentárias e perda de dentes.

De fato, algum grau de doenças bucais atinge dois terços dos gatos com mais de 3 anos de idade. Obviamente, nem todas as perdas dentárias são causadas por essas doenças e nem todas as doenças dentárias resultam em perda.

Tal como acontece com os seres humanos, os gatos acumulam placas bacterianas na superfície dos dentes. Se não for removida rapidamente, ela se mineraliza para formar tártaro e cálculo.

Se a doença dentária for detectada em um estágio inicial, uma limpeza e polimento dentário completos poderão salvar a maioria dos dentes do seu gato.

No entanto, se a gengivite persistir sem tratamento, os danos irreversíveis ao osso e aos ligamentos que sustentam o dente levarão a uma mobilidade excessiva e eventual perda dentária.

Se você notar que seu gato adulto está com perda ou se encontra um dente de gato adulto em sua casa, procure atendimento veterinário, pois esse é um sinal importante de uma doença dentária que pode ser dolorosa.

Fonte: Petepop