A expectativa da chegada de um gato pode trazer muita alegria para uma família. Entretanto, é fundamental entender que os felinos têm necessidades e comportamentos específicos que vão exigir uma série de adaptações na casa que vai recebê-lo. Confira a seguir como se preparar e garantir que ele tenha uma vida longa, segura e saudável.

Alimento adequado
Um dos primeiros cuidados básicos é providenciar uma boa ração, específica para a fase da vida do gato, seja ele filhote ou sênior. Vale a pena também inserir os alimentos úmidos na rotina, como os sachês. Além de ajudar os gatinhos a se sentirem em casa, eles vão completar e balancear a dieta em uma experiência de textura macia e sabor sem igual.
Caixa de areia
Os gatos são animais que prezam pela higiene, por isso a caixa de areia é item indispensável na preparação da casa. Ela precisa ser grande o suficiente e ficar em um local de fácil acesso e longe das tigelas de comida e água .
Entretenimento
Providencie brinquedos e esteja pronto para entrar na brincadeira. Gatos são animais que precisam se exercitar e serem estimulados diariamente. Essa atividade é fundamental para evitar casos de estresse e ansiedade.
Água à vontade
É importante garantir que o felino tenha acesso a água limpa e fresca 24 horas por dia. Manter os gatos hidratados vai evitar que eles sofram cálculos renais e outros problemas de saúde comuns à espécie.
Espaço para descansar
Os gatos são conhecidos por passar boa parte do dia dormindo. Por isso, crie zonas e cantos reservados para que o pet possa repousar de maneira que se sinta confortável e seguro.
Arranhadores
As unhas dos gatos crescem rápido, por isso eles precisam desgastá-las para promover a renovação das garrinhas. Diante dessa necessidade natural, vale a pena investir em arranhadores de diferentes modelos para evitar que o pet danifique os móveis.
Segurança
Se você vive em apartamento, é imprescindível a instalação de telas em todas as janelas e varandas. Já para as casas, é importante evitar que o gato tenha acesso à rua. Essas são duas medidas primordiais para garantir a saúde e a longevidade do seu amigo de quatro patas.
Fonte: Vida e Estilo