Vacinas para cães e gatos: veja as orientações para proteger o seu pet contra doenças

Veterinárias ressaltam a importância da imunização e orientam sobre cuidados que tutores devem ter até que os animais cumpram o esquema de vacinação.

Assim como nos humanos, a vacinação é essencial para proteger cães e gatos contra diversas doenças. Os pets podem receber as imunizações desde o início da vida, com reforços anuais para garantir a proteção. Especialistas recomendam, inclusive, que os tutores evitem levar o animal para passeios e locais públicos antes de estarem com a carteirinha em dia.

As médicas veterinárias, Alexandra Siedler e Camila Bronzato, explicam que os filhotes têm maior pré-disposição para contrair doenças por terem um sistema imunológico menos eficiente em relação a um animal adulto.

As vacinas estimulam o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos. Quando ele entra em contato com a doença real, o organismo então é capaz de responder prontamente contra o agente infeccioso.

Vacinação é essencial para proteger cães e gatos contra diversas doenças (Imagem Ilustrativa de Александр Деревяшкин por Pixabay)

“É importante que animais que ainda não possuem o esquema de vacinação completo não tenham contato com outros animais ou possíveis locais contaminados. É indicado que o pet seja levado até a clínica no colo, em caixas de transporte ou também pode-se optar pela vacinação em domicílio”, orientam.

De acordo com as veterinárias, a vacina é considerada um método preventivo e por isso, deve ser aplicada somente em animais saudáveis. Após a vacinação, elas recomendam que o tutor evite dar banhos no pet e situações que causem estresse por uma semana.

“Efeitos colaterais podem existir. Os efeitos brandos são mais comuns, como edema e sensibilidade no local da aplicação, febre e até mesmo apatia. Efeitos colaterais graves, como choque anafilático, são raros, mas podem ocorrer e o médico veterinário deve ser prontamente informado”, explicam.

Embora possam haver reações, é indispensável a imunização dos pets para prevenir doenças graves e até mesmo a transmissão para as pessoas. Ainda segundo Alexandra e Camila, as vacinas essenciais para cães e gatos são as polivantes e a antirrábica.

“Algumas doenças, além de transmitidas para animais, também podem infectar as pessoas, como é o caso da leptospirose nos cães e raiva nos cães e gatos. A vacinação é a melhor maneira de proteger os animais e, consequentemente, assegurar o bem-estar e a saúde da família.”

Vacinas para cães

Polivalente (v8 ou v10)

Protege contra quais doenças? Cinomose, Hepatite infecciosa, Adenovirose, Parvovirose, Parainfluenza canina, Coronavirose e Leptospirose.
Qual a indicação? 3 a 4 doses, com intervalo de 21 a 28 dias, a partir de 45 dias de vida.
Precisa de reforço anual? Sim.

Raiva

Protege contra quais doenças? Raiva.
Qual a indicação? Uma dose a partir das 16 semanas de vida.
Precisa de reforço anual? Sim.

Há ainda vacinas opcionais para os cachorros, que previnem contra a gripe, a giárdia e a Leishmaniose.

Vacinas para gatos

Polivalente

Protege contra quais doenças?
– A V3 previne os gatos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose;
– A V4, além de todos os antígenos contidos na V3, inclui a proteção contra a Clamidiose;
– A V5, além de todos os antígenos contidos na V4, inclui a proteção contra a Felv.
Qual a indicação? 3 doses, com intervalos de 21 a 28 dias a partir dos 2 meses de vida do animal.
Um médico veterinário deve ser consultado para definir qual tipo de vacina polivante é o mais adequado, pois varia conforme o estilo de vida de cada animal.
Precisa de reforço anual? Sim.

Raiva

Protege contra quais doenças? Raiva.
Qual a indicação? Uma dose a partir das 16 semanas de vida.
Precisa de reforço anual? Sim.

É importante ressaltar que o calendário vacinal de cães e gatos deve ser feito por um médico veterinário.

Fonte: G1.globo.com (leia a matéria completa)