Fiscalização de aglomerações deve ser reforçada no feriado de 7 de setembro

O governo do estado de São Paulo anunciou, na quarta-feira (2), que irá reforçar a fiscalização para evitar aglomerações no estado, sobretudo em cidades turísticas, durante o feriado do Dia da Independência do Brasil, celebrado na próxima segunda-feira, 7 de setembro.

O governador João Doria pediu que a população seja responsável com a sua vida e saúde evitando aglomerações e utilizando máscaras, item de uso obrigatório no estado desde o início de julho.

“Deixo aqui um apelo, em especial aos jovens, aos pais dos jovens, aos avós dos jovens e aos amigos dos jovens para que os orientem a seguir esta orientação. Não façam aglomerações em praias, em calçadões, em praças, em parques, em clubes, em condomínios ou residências privadas e a responsabilidade de fiscalização em cada município é do prefeito”, afirmou o governador.

O governo afirmou que 200 funcionários da Vigilância Sanitária irão trabalhar durante o feriado prolongado nas cidades que costumam atrair mais turistas, dando suporte às prefeituras locais na fiscalização, e que o policiamento irá funcionar com efetivo máximo no período.

“No próximo fim de semana prolongado, nós intensificaremos as vigilâncias, principalmente nas estâncias turísticas, no próprio litoral, fazendo então com que, aproximadamente, 200 fiscais deem suporte aos municípios”, declarou o Secretário de Saúde Jean Gorinchteyn.

Secretário de Saúde Jean Gorinchteyn (Foto: Reprodução)

“Mobilizamos os prefeitos para que eles façam, de forma contundente e rígida, essa mobilização com a sociedade e a fiscalização para que a população siga respeitando os preceitos do Plano São Paulo no feriado”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Confira o funcionamento de órgãos estaduais no feriado da Independência do Brasil

Em razão do feriado nacional que celebra a Independência do Brasil, comemorado na próxima segunda-feira (7), alguns serviços públicos em órgãos estaduais apresentarão mudanças na grade de funcionamento. Vale destacar os serviços online oferecidos por vários órgãos no período, também em função da pandemia de COVID-19.

Veja como ficam os horários programados para serviços estaduais:

Poupatempo

Na próxima segunda-feira (7), os postos do Poupatempo que retomaram as atividades presenciais estarão fechados em todo o estado, em razão do feriado da Independência. Na terça-feira (8), o funcionamento volta ao horário habitual de cada unidade.

* Atenção: nas cidades de Cotia e de Santos, os postos do Poupatempo também não abrem na próxima terça-feira (8), em atenção ao feriado municipal, que comemora o Dia da Padroeira, Nossa Senhora de Monte Serrat. Nesses postos, o atendimento presencial retorna na quarta-feira (9).

O cidadão que precisar dos serviços do Poupatempo e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) tem à disposição mais de 80 opções de atendimentos online no portal – www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Fundação Pró-Sangue

Os postos da Fundação Pró-Sangue também apresentam alterações na grade de horários no recesso da próxima segunda-feira (7). Os interessados em agendar a doação podem conferir o funcionamento e o endereço das unidades pelo site da instituição.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo