Procon-SP disponibiliza lista de sites fraudulentos

Conhecer o Código de Proteção e Defesa do Consumidor também pode ajudar na hora de fazer compras pela internet com segurança.

Comprar online é muito prático, rápido e fácil. Porém, muitas vezes a facilidade pode se tornar uma dor de cabeça. São comuns as promoções e ofertas imperdíveis nos e-commerces, mas é preciso ter atenção redobrada para não cair na cilada de sites não seguros.

Para ajudar o consumidor, a Fundação Procon-SP conta com algumas dicas e também disponibiliza uma lista dos sites fraudulentos. São páginas que tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP e que depois foram notificadas, mas não responderam ou não foram encontradas.

Procon-SP disponibiliza lista de sites fraudulentos (Imagem Ilustrativa)

São ao menos 300 domínios fraudulentos listados. Alguns deles já estão fora do ar. Mesmo assim, fique atento ao comprar pela internet e verifique todas as informações possíveis sobre a loja, inclusive o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Seus direitos

O conhecimento sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor pode auxiliar na hora das compras. O portal da Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, oferece o download completo da Lei n° 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Além da legislação, o material engloba outras leis e decretos voltados ao setor. O Código de Defesa do Consumidor estabeleceu os direitos do cidadão e os deveres dos fornecedores de produtos e serviços no Brasil, bem como definiu padrões de conduta, prazos e penalidades em casos de desrespeito ao código.

Abaixo, mais algumas dicas do Procon-SP para fazer compras online com segurança:

Desconfie de preços muito abaixo do mercado
Evite usar computadores públicos para efetuar compras
Escolha lojas recomendadas por amigos ou familiares

Confira aqui a lista dos sites fraudulentos.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo