31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco

O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo. São aproximadamente 1,4 milhão de mortes todos os anos. No Brasil, anualmente são cerca de 4 mil mortes por câncer de garganta. Esses números são altos porque ainda existem
muitos fumantes. Cerca de 15% dos brasileiros usam tabaco. Por isso no dia 31 de Maio, data celebrada anualmente como “Dia Mundial sem Tabaco”, o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer realiza a campanha de combate ao tabaco.

31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco (Imagem Ilustrativa)

É preciso lembrar que o câncer é um mal previsível para todos aqueles adeptos do tabagismo. Quem fuma vive menos, e tem de 20 a 30 vezes mais chances de desenvolver uma neoplasia maligna. O Tabagismo está relacionado a diversos tipos de câncer, tais como de boca, pulmão, laringe, bexiga, pâncreas, faringe, esôfago e colo do útero. 37% dos casos registrados de neoplasia são causados pelo uso contínuo do cigarro.

Além do câncer, o fumo está diretamente ligado com outras diversas doenças, como por exemplo, a tuberculose, gastrite, bronquite, etc. Também é comum os fumantes largarem o cigarro industrializado e partirem para outras formas de consumo do tabaco, como charutos, cachimbos, narguilés e cigarrilhas, que também são perigosas e prejudicam gravemente a saúde.

É preciso conscientizar a população, para que cada vez mais diminua o número de fumantes no país. E por isso o GAPC escolheu como frase tema da campanha contra o tabaco: “O cigarro não me representa!”. Vamos levantar
nossa voz e protestar contra o câncer.

No caso de diagnóstico positivo para o câncer, venha o conhecer o GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer, temos como objetivo ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida dos assistidos, disponibilizando remédios, terapias, entre outros. Faça-nos uma visita na Avenida Marechal Castelo Branco, 163, Jardim Bela Vista, Centro de São José dos Campos.

Mais informações:

site: www.gapc.org.br
Instagram: http://instagram.com/gapcgrupodeapoio
Facebook: http://facebook.com/grupodeapoio

Fonte: Assessoria de Imprensa GAPC – Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer