Saúde adquire testes rápidos para detecção de alteração na próstata

Teste de sangue demora cerca de 5 minutos para mostrar resultado e estará disponível nas unidade de saúde de Atibaia.

A Secretaria de Saúde de Atibaia, visando ampliar as ações de rastreamento e promoção à saúde do homem, adquiriu testes rápidos de PSA para detecção de alteração na próstata.

O teste de PSA identifica, em cerca de 5 minutos, a presença da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico), que é produzida pelo tecido prostático e que pode ser detectada em um exame de sangue, podendo identificar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia e até o câncer de próstata, por exemplo. O teste não é diagnóstico e de triagem, e requer avaliação complementar de saúde.

(Imagem Ilustrativa: marijana1 por Pixabay)

Os testes começaram a ser utilizados em população acima de 40 anos nas ações do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, e passarão a fazer parte da rotina nas unidades de saúde para abordagem de risco da população.

“Peço aos homens que procurem nossos postos de saúde para fazer o teste. No mês de novembro nós comemoramos a prevenção do câncer de próstata, mas este teste será efetuado nos postos de saúde de forma contínua”, disse o prefeito Emil Ono.

A secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini, alertou sobre a importância do diagnóstico precoce. “O teste é rápido, em 5 minutos já tem o resultado. É importante que os homens tirem o preconceito em relação ao exame clínico, e é fundamental o diagnóstico precoce porque quanto mais rápido a gente fizer o diagnóstico, mais rápido pode dar o tratamento adequado. A prevenção é o melhor remédio”, afirmou a secretária.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia