Vai fazer peixe na Páscoa? Saiba como escolher o produto

Rico em proteínas, ferro e cálcio e com baixas calorias, o pescado é muito saudável e pode ser consumido assado, cozido, grelhado e até cru.

Um dos protagonista durante a semana de Páscoa, o peixe é um alimento que tem alto valor nutritivo, muito sabor e versatilidade no preparo. Pode ser consumido fresco, assado, cozido, grelhado e até mesmo cru.

A dona de casa Cirlei da Silva conta que o peixe é sempre a pedida da família no almoço de Páscoa, seja na sexta-feira santa ou no domingo. “Aqui em casa é tradição comer peixe nos dois dias. Geralmente fazemos assado ou na churrasqueira. Compro tudo fresco. A família sempre aprova”, afirma.

Rico em proteínas, ferro e cálcio e com baixas calorias, o pescado é muito saudável e pode ser consumido assado, cozido, grelhado e até cru. (Imagem Ilustrativa)

Pensando no consumidor e com o objetivo de informar sobre maneiras de desfrutar totalmente o alimento, a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com o Instituto de Pesca (IP), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, contam com o livro “Pescado é saúde: aproveitamento integral do pescado”.

O material faz parte da série “Pescado é Saúde” e contém informações como receitas elaboradas com as partes comumente desperdiçadas.

A nutricionista Milene Gonçalves Massaro Raimundo explica que a série foi elaborada para orientar a respeito da importância do consumo dos pescados, suas propriedades nutricionais e sua versatilidade.

“Os livros abordam o uso do frio, os processos de salga e defumação e o aproveitamento integral do produto. Em todas as edições foram incluídas receitas testadas em nossa cozinha experimental, além de outras elaboradas por chefs”, diz.

Para a nutricionista do Hospital das Clínicas da FMUSP, Sônia Trecco, o peixe deve ser consumido de três a quatro vezes durante a semana. “Alguns peixes de águas frias, como é o caso do salmão e do bacalhau, tão querido na Páscoa, são também uma ótima fonte de ômega 3, ácido graxo importante para aumentar o colesterol bom, que, por sua vez, contribui na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica.

Vale lembrar que, por mais saudável que uma opção como o peixe possa ser, exageros alimentares devem ser contidos, como frisa Vitor Rosa, gerente de Nutrição e Dietética do Icesp.

“Não podemos reduzir os alimentos a duas grandes listas: ‘heróis’ e ‘vilões’ da alimentação. Os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, a ‘o quê’ comemos, mas também ao ‘quanto’ e ‘com que frequência’ nós consumimos alguns desses alimentos”, completa.

Quem tiver interesse, pode baixar o livro gratuitamente: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/LIVRO_Pescado%C3%A9mais_aproveitamento.pdf.

A série “Pescado é Saúde” é composta ainda dos livros: “Pescado é Saúde – Salga Secagem e defumação” em: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/pescadoesaude_salgasecagemedefumacao.pdf.

“Pescado é Saúde – Uso do Frio”: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/PESCADO_E_SAUDE_USO_DO_FRIO.pdf.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo