Atibaia participa de campanha de intensificação de vacinação contra a Febre Amarela

Sala de Vacinas da UBS Oswaldo Paccini estará aberta no sábado (29), das 8h às 17h, para vacinação apenas contra a Febre Amarela, para pessoas que nunca foram vacinadas

Neste sábado, dia 29 de junho, acontece em todo o Estado de São Paulo uma campanha de intensificação de vacinação contra a Febre Amarela. A ação tem como público-alvo as pessoas que ainda não se vacinaram. Em Atibaia, a Sala de Vacinas da UBS Oswaldo Paccini (Rua Castro Fafe, nº 201, Centro) estará aberta no sábado (29), das 8h às 17h, para vacinação apenas contra a Febre Amarela, para pessoas que nunca foram vacinadas.

Atibaia participa de campanha de intensificação de vacinação contra a Febre Amarela (Foto: Divulgação)

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Atibaia alcançou uma boa cobertura vacinal contra a Febre Amarela, mas muitas pessoas não tomaram a vacina mesmo não pertencendo aos grupos com contraindicações.

Toda a população a partir de nove meses de idade deve estar vacinada com uma dose de vacina contra a Febre Amarela, a menos que tenha alguma contraindicação, como ser portador de doença imunológica, ser gestante, ter apresentado quadro de reação alérgica grave a ovo, estar em tratamento de câncer, ser transplantado, e fazer uso de medicamento imunossupressor.

De acordo com a Secretaria de Saúde, apesar de não terem sido confirmadas na cidade mais mortes de macacos – que são marcadores da circulação viral – não é possível ter certeza de que o risco está afastado por completo.

A epidemia de Febre Amarela em Atibaia se iniciou ao final de 2017. Foram confirmados 29 casos em moradores até fevereiro de 2018, com oito mortes, gerando impacto social negativo pelas perdas humanas, internações prolongadas, mobilização dos serviços de saúde e danos ambientais, com a morte de dezenas de primatas não humanos. Em 2019 houve um óbito em Serra Negra, e no Estado estima-se que 520 mil pessoas ainda não se vacinaram.

A vacina continuará disponível em Atibaia, na rotina, sendo necessário entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima da residência para informação do dia em que poderá ser aplicada. O frasco da vacina, após aberto, dura poucas horas, portanto é feito o uso racional a fim de evitar perdas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia