Campanha de vacinação contra a Influenza continua em Atibaia

A campanha de vacinação contra a Influenza realizada em todo o país desde o dia 23 de abril foi prorrogada até o dia 15 de junho e, portanto, continua em andamento em Atibaia. Há metas do município que ainda não foram alcançadas em virtude da baixa procura de alguns grupos prioritários, como crianças, gestantes e professores.

Conforme estratégia do Governo Federal, continuam tendo direito à vacinação gratuita os profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães no pós-parto), pacientes portadores de doenças crônicas graves, professores e pessoas privadas de liberdade. Vale lembrar que as pessoas com doenças crônicas devem apresentar carta do médico atestando a indicação. Para receber a vacina, o munícipe que se enquadrar em alguma dessas condições deve se dirigir a uma unidade de saúde da cidade.

A meta de vacinação brasileira é de 90% de cobertura vacinal da população que se enquadra nos grupos prioritários e, em Atibaia, isso corresponde a um total de 30.368 munícipes.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Atibaia, o grupo de gestantes foi o menos imunizado até então, com apenas 44,95% da população deste público-alvo vacinada. Além disso, crianças, com 48% de imunização, e professores, com 58%, ainda precisam tomar a vacina. Os idosos – 89% imunes – e puérperas (mães no pós-parto) – 91% imunes – foram os que mais se vacinaram até o momento na cidade.

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, enviará comunicados aos pais e/ou responsáveis, por meio dos alunos da rede municipal de ensino, reforçando a necessidade de vacinação do público infantil. Os professores da rede também serão informados sobre a necessidade da imunização, já que eles representam um grupo prioritário cuja vacinação ainda está com baixo percentual.

A Influenza é uma doença que ocorre durante todo o ano, mas com maior frequência no outono e inverno, quando caem as temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas que já convivem com condições crônicas importantes, como doenças do coração, do pulmão, renais, imunodeficiências, possuem maior risco de desenvolver complicações devido à Influenza. A Secretaria de Saúde de Atibaia ressalta a importância da vacinação como a melhor maneira de se prevenir contra a Influenza.