Prefeitura faz alerta sobre golpes envolvendo serviços públicos de saúde de Atibaia e região

Golpistas tentaram realizar cobranças em nome de unidades e serviços públicos, que são de acesso universal e gratuito à população.

A Prefeitura da Estância de Atibaia alerta a população sobre golpes que têm circulado recentemente envolvendo unidades e serviços públicos de saúde da cidade e região. Durante a última semana, familiares de um paciente em atendimento na UTI da Santa Casa de Atibaia receberam uma ligação telefônica em que os golpistas se passavam por funcionários do equipamento e cobravam um depósito de R$ 1,5 mil em uma “conta da Santa Casa” para a realização de um suposto procedimento necessário no paciente.

Santa Casa de Atibaia (Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Assim que teve conhecimento do ocorrido a Secretaria de Saúde de Atibaia entrou em contato com os familiares do paciente e confirmou que a ligação recebida se tratava de uma tentativa de golpe, esclarecendo que os serviços prestados na rede pública são gratuitos à população. Outro caso semelhante também foi observado envolvendo o Hospital Universitário São Francisco de Assis (HUSF), de Bragança Paulista.

A Secretaria de Saúde de Atibaia ressalta que os serviços públicos (SUS e rede municipal) são de acesso universal e gratuito, portanto não exigem o pagamento de qualquer taxa ou valor por parte do paciente atendido e/ou de seus familiares/responsáveis. Dessa forma, em caso de recebimento de qualquer ligação ou mensagem cobrando taxas ou valores referentes a qualquer tipo de serviço ou atendimento, o cidadão deve sempre suspeitar de golpe em andamento e entrar em contato com profissionais credenciados da unidade de saúde em questão, se possível fornecendo a esses profissionais o máximo de informações obtidas junto aos golpistas.

A disseminação de golpes e notícias falsas (fake news) tem sido um desafio recorrente no cotidiano dos brasileiros, ganhando força especialmente em ambientes virtuais como aplicativos de mensagens (WhatsApp) e redes sociais.

Dessa forma, frente ao grande fluxo de informações circulando nesses meios e o iminente risco de “cair” em golpes e/ou consumir notícias falsas ou contestáveis, é imprescindível que as pessoas procurem verificar a veracidade das informações recebidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia