Saúde: No inverno, alimentos termogênicos ajudam a equilibrar calorias

Por serem de difícil digestão, eles exigem que o organismo gaste maior quantidade de energia no processo, contribuindo para a perda de peso.

As temperaturas baixas do inverno geralmente levam a um aumento no consumo de pratos quentes e mais calóricos, já que o corpo necessita de mais energia para se manter aquecido. Também é uma tendência no frio que haja redução da prática de exercícios físicos.

Uma alternativa para equilibrar o consumo e o gasto calórico é recorrer aos alimentos termogênicos, como por exemplo as pimentas, a canela e o gengibre.

No inverno, alimentos termogênicos, como o café, ajudam a equilibrar calorias (Imagem Ilustrativa)

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sizele Rodrigues, os alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo. “Além de aumentar o gasto calórico e elevar a temperatura do corpo, promovendo a queima da gordura corporal”, diz a especialista.

Por serem alimentos de digestão mais difícil, eles acabam exigindo que o organismo gaste uma maior quantidade de energia para concluir o processo, acelerando, desta forma, o metabolismo e favorecendo o gasto energético e, consequentemente, a perda de peso.

A dona de casa Marisa dos Santos conta que nesta época do ano costuma colocar mais pimenta nas refeições. “Eu sempre uso temperos fortes, mas no inverno gosto de apimentar mais as coisas, tenho a sensação de que assim ficamos mais aquecidos”, conta.

Confira lista de alimentos termogênicos

Pimenta vermelha – contém capsaicina, substância que eleva em até 20% a atividade metabólica.

Chá-verde – contém cafeína e catequinas que, por estarem presentes em quantidade considerável, auxiliam na queima de gordura acumulada.

Gengibre – contém gingerol, substância termogênica que auxilia na perda de peso, devido a sua maior dificuldade de digestão. Pode elevar em até 10% a atividade metabólica. É também desintoxicante, além de possuir outros benefícios.

Canela – aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura.

Café – contém cafeína, uma substância termogênica. Cuidado com a quantidade de açúcar para adoçar a bebida.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo