Quarta etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (18)

Além dos grupos prioritários das fases anteriores, quarta etapa disponibilizará vacinas para professores e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Nesta segunda-feira (18), tem início a quarta etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, fase em que a imunização será estendida a professores e adultos de 55 a 59 anos de idade, além de pessoas ainda não vacinadas pertencentes aos grupos prioritários das três etapas anteriores: idosos, profissionais da área da Saúde e agentes da Segurança Pública – 1ª fase; portadores de doenças crônicas não transmissíveis, portuários, caminhoneiros, cobradores e motoristas de transporte público – 2ª fase; e crianças de 6 meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e mães no pós-parto (puérperas) até 45 dias – 3ª fase.

Novamente haverá 14 pontos de vacinação distribuídos em diversas regiões de Atibaia para aplicação da vacina, sempre das 7h às 16h e exclusivamente em pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Embora a vacina não previna contra o Coronavírus, ela imuniza contra o ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B – os tipos mais comuns no Brasil – evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório da pessoa e causar complicações graves.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até a sexta-feira, dia 8 (última contagem disponível, tendo em vista que as estatísticas referentes aos grupos prioritários da terceira etapa serão computadas ao final desta sexta-feira, dia 15, quando se encerra a terceira etapa), Atibaia já havia vacinado 21.122 idosos, ou 128,45% da meta estipulada; 3.772 trabalhadores da saúde, ou 82,65% da meta; 191 pessoas em privação de liberdade; 405 agentes de segurança pública; 381 caminhoneiros; e 4.491 pessoas com doenças crônicas.

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a quarta etapa da Campanha seguirá até o dia 5 de junho. Confira os pontos de vacinação disponíveis em Atibaia:

UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201, Centro;
UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480, Alvinópolis;
UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700, Flamenguinho;
UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200, Caetetuba;
USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180, Cerejeiras;
USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, s/n, Imperial;
USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antônio da Cunha Leite, s/n, Portão;
USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25, Retiro das Fontes;
UBS Maracanã – Rua João Neto, 580, Maracanã;
USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, s/n;
USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, s/n, Boa Vista;
UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450, Tanque;
USF Cachoeira – Estrada da Cachoeira, s/n, Cachoeira;
UBS Herconides Martins de Oliveira – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000, Usina.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia