Saúde: Com calor, aparelhos de ventilação exigem cuidados de limpeza

Inalação de poeira e ácaros é prejudicial à saúde humana, sobretudo aos que sofrem com crises alérgicas, alertam especialistas.

As altas temperaturas exigem uma ajuda extra para se refrescar. No entanto, é preciso estar atento para alguns cuidados a ser tomados com o uso de eletrodomésticos de ventilação. A inalação de poeira e ácaros é prejudicial, sobretudo aos que sofrem com crises alérgicas de rinite e asma.

De acordo com o pneumologista Fábio Pereira Muchão, o único cuidado especial no uso dos ventiladores é manter pás e grades sempre limpas. “Preferencialmente com pano úmido. Caso contrário, toda a poeira acumulada será lançada no local”, explica.

Ventiladores devem ter pás e grades sempre limpas (Imagem: Divulgação)

Em relação ao ar condicionado, o especialista recomenda que seja regulado em uma temperatura equivalente ou próxima à do meio externo – 23 graus Celsius são suficientes para proporcionar sensação mais amena. Para evitar a propagação de fungos, bactérias e poeira, é fundamental efetuar sua higienização e a troca periódica dos filtros.

“Com o calor, utilizamos muito o ar condicionado e até mesmo os ventiladores. Nunca imaginamos que a limpeza seria tão importante para não desenvolvermos outras doenças. Vamos ficar mais atentos”, conta a dona de casa Maria de Fátima Silva.

Como o uso desse tipo de aparelho pode ressecar o ar ambiente, o médico sugere o uso moderado de umidificadores ou a distribuição de recipientes com água pelos cômodos.

Climatizadores são outra opção para reduzir a possibilidade desconforto e, além disso, contribuem para maior economia de energia elétrica em comparação ao consumo de outros eletrodomésticos. Mas também devem ser mantidos higienizados e com água limpa nos reservatórios.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo