Secretaria de Saúde registra mais 4 casos suspeitos de varíola dos macacos em Atibaia

Casos suspeitos são leves, em adultos jovens, e aguardam resultados de exames; município segue com 2 casos confirmados.

A Secretaria de Saúde de Atibaia divulgou nesta terça-feira (30) uma atualização de casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, no município. Mais 4 casos suspeitos foram registrados, todos casos leves em adultos jovens, sem histórico de viagem, e aguardando resultados de exames.

Atibaia continua com 2 casos confirmados da doença viral que se espalhou por cidades de diversos países nos últimos meses. No total, Atibaia conta com 10 casos notificados, sendo 8 de pessoas do município (2 descartados, 2 confirmados e 4 aguardando resultado) e 2 casos de pessoas de outras cidades que foram descartados para a doença.

(Imagem Ilustrativa: Pete Linforth por Pixabay)

Os principais sintomas da monkeypox são febre, dor no corpo, náusea, cansaço e o aparecimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo. Apesar de levar o nome de “varíola dos macacos”, a transmissão da doença não está relacionada aos macacos. O nome vem da descoberta inicial do vírus em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958.

A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato próximo/íntimo com lesões de pele de pessoas infectadas, como por exemplo pelo abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente. Outro meio de transmissão é via placentária (varicela congênita). A principal forma de proteção é evitar contato direto com pessoas contaminadas.

Causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês), a varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde em 23 de julho. A decisão foi tomada com base no aumento de casos em vários países, o que eleva o risco de uma disseminação internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia