SP anuncia vacinação contra COVID-19 para idosos a partir de 60 anos

Em Atibaia, diversas pessoas com mais de 68 anos ainda não receberam a 1ª dose da vacina e, segundo a Prefeitura, não há previsão de chegada de mais imunizantes para essa faixa etária.

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (14) a ampliação da campanha de vacinação contra COVID-19, que agora vai alcançar integralmente todos os idosos do Estadão de São Paulo, com o cronograma definido para pessoas na faixa etária de 60 a 64 anos.

(Imagem Ilustrativa de Wilfried Pohnke por Pixabay)

“A vacinação dependerá da entrega da vacina Astrazeneca da Fiocruz. A Fiocruz informou o Governo do Estado de SP, os governadores e o Ministério da Saúde sobre a entrega da vacina. Essas pessoas nessas faixas etárias serão vacinadas majoritariamente com a vacina da Fiocruz, mas também com a vacina do Butantan”, afirmou o Governador.

O novo grupo totaliza 2,24 milhões de pessoas, incluindo 840 mil com 63 e 64 anos, que poderão receber a primeira dose a partir do dia 29 de abril. As demais 1,4 milhão de pessoas têm 60, 61 e 62 anos, com cronograma a partir de 6 de maio.

“Todas as pessoas que já completaram seu esquema vacinal, com duas doses, dentro do prazo de 21 a 28 dias, receberam a vacina do Butantan”, disse a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Desde segunda-feira (12), doses estão sendo aplicadas nos idosos com 67 anos. A partir da próxima quarta-feira (21), será a vez dos que têm 65 e 66 anos, totalizando mais 760 mil pessoas. Também em abril, o cronograma passou a incluir os idosos de 68 anos, profissionais da ativa das forças de Segurança e trabalhadores da Educação de escolas públicas e privadas a partir de 47 anos.

O Vacinômetro do Estado de São Paulo marcou, às 12h55 de hoje, 8.262.320 doses aplicadas, somando 5.787.906 de primeira dose e 2.474.414 da segunda, número que equivale ao total de pessoas que já completaram o esquema vacinal, incluindo os mais de 167,8 mil trabalhadores da Educação e 149,8 mil de Segurança que receberam doses até ontem (13).

Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já ( vacinaja.sp.gov.br ) para confirmar o pré-cadastro. O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O pré-cadastro não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais da saúde e beneficia a população atendida.

Vacinação em Atibaia

Em Atibaia, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (14) a distribuição da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos de 69, 70 e 71 anos. A aplicação acontece por agendamento, após a cidade ter recebido ontem (13) do governo do estado de São Paulo 2.460 vacinas destinadas à 2ª dose desses grupos etários. Atualmente, a cidade também está distribuindo a 2ª dose aos idosos de 72 a 74 anos.

De acordo com a Prefeitura, as pessoas de 69 a 71 anos que já tomaram a 1ª dose devem aguardar contato de um profissional da Secretaria de Saúde, que irá informar data, horário e o local da aplicação da 2ª vacina.

Já para as pessoas com mais de 68 anos que não tomaram a 1ª dose e ainda não foram chamadas, não há previsão de vacinação. Segundo nota divulgada no site a Prefeitura de Atibaia, “Infelizmente, as vacinas para esta faixa etária acabaram e ainda não temos previsão de quando chegarão mais. Mas não se preocupe, assim que forem disponibilizadas mais doses, a Secretaria Municipal de Saúde entrará em contato para agendar a vacinação. Solicitamos mais doses, mas dependemos do Governo do Estado enviar. A vacinação segue o calendário determinado pelo Estado e cada lote é enviado para uma faixa etária específica. No momento é importante aguardar.”

Ainda de acordo com a Prefeitura, no momento da vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG e/ou CNH), CPF e comprovante de residência.

Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo e prefeituradeatibaia.com.br