Amvian desiste de demitir 250 funcionários em Atibaia, diz sindicato

Empresa e sindicato negociavam manutenção dos empregos desde o início de abril.

A empresa Amvian, que produz peças automotivas em Atibaia, desistiu de demitir 250 funcionários, segundo informou nesta segunda-feira (13) o Sindicato dos Metalúrgicos. Empresa e sindicato já negociavam a manutenção dos empregos desde o começo do mês, até que na semana passada a empresa anunciou que demitiria 250 funcionários de vários setores.

“Já estávamos negociando. Férias coletivas foram aprovadas. Aí no meio da negociação veio o balde de água fria que deixou a gente sem chão”, explicou Walter Brajão, presidente do sindicato.

Depois disso, a Amvian resolveu apresentar três propostas: manter as demissões, reduzir salários e jornada de trabalho ou suspender os contratos temporariamente. O sindicato convocou os trabalhadores para votar.

Cerca de 100 pessoas participaram da assembleia e definiram pela suspensão temporária dos contratos por 60 dias. Nesse período a empresa deverá pagar 30% dos salários. E o governo 70 % da parcela do seguro-desemprego. A empresa Amvian foi procurada pelo G1, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Fonte: G1.globo.com (Leia a matéria completa)