Escolha dos novos membros para o Conselho Tutelar acontece dia 1º de outubro

Pela primeira vez votação será com uso de urnas eletrônicas, oferecendo mais transparência na apuração dos votos .

No dia 1º de outubro a população de Atibaia terá a responsabilidade e o direto de escolher os novos membros do Conselho Tutelar, garantindo a preservação dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. A votação será realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas, das 8h às 17h.

(Imagem Ilustrativa de Ratna Fitry por Pixabay)

Neste ano, os eleitores de Atibaia terão dois locais de votação: EE José Alvim e EMEI Florêncio Pires de Camargo, ambas escolas localizadas no centro da cidade. Para participar desse processo é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o título de eleitor e, para saber onde votar, basta acessar o link: https://bit.ly/VotacaoConselhoTutelar .

Caso o eleitor não esteja munido de seu título, o processo é rápido e fácil. Por meio do App “E-título” é possível ter o documento na palma da mão.

Em Atibaia, 14 candidatos concorrem às cinco vagas disponíveis para a gestão de 2024 a 2027. Mesmo não sendo uma eleição obrigatória, sua importância é indiscutível, uma vez que cabe aos Conselheiros Tutelares zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. O eleitor terá o direito de votar em cinco representantes. Para facilitar o processo de escolha, a Prefeitura de Atibaia gravou um vídeo de apresentação individual dos candidatos, que cada um pode utilizar da melhor forma em sua campanha.

Conheça os candidatos (ordem alfabética)

Adalberto Ramos – Nº 10.008
Com 33 anos de idade, é casado e atua como Designer Gráfico. Há 7 anos dedica seu tempo ao voluntariado na unidade da Fundação Casa, realizando palestras motivacionais, atividades esportivas e apoio às famílias. No cargo de Conselheiro Tutelar, está empenhado em garantir o estrito cumprimento das leis que protegem crianças e adolescentes, trabalhando para priorizar o bem-estar de todos.

Andreia – Nº 10.020
Cristã, com 46 anos e casada, Andreia é mãe de dois filhos. Começou sua jornada pela defesa da infância e adolescência no ano de 2004 em uma instituição de acolhimento. Desempenhou o papel de Conselheira Tutelar em São Paulo de 2007 a 2011. Em Atibaia, atuou como suplente de 2017 a 2019 e, desde 2020, exerce a função de Conselheira titular no município. Pretende dar continuidade nessa missão defendendo ativamente os direitos da infância e adolescência.

Camila Andrietta – Nº 10.017
É uma ativista comprometida com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, engajada na luta contra a discriminação e o preconceito social que afetam as pessoas com deficiência.
Ocupa o cargo de conselheira na EMEF Maria Helena Faria Ferraz e contribui ativamente para a Fanfarra Maria Helena. Também é Promotora Legal Popular em Atibaia. É mãe de três filhos, sendo um com Síndrome de Down e acredita que a união de forças é capaz de alcançar conquistas sociais significativas.

Capitão Roberto – Nº 10.009
Casado, pai de três filhos, possui uma carreira de 30 anos na área policial, atuando como defensor da segurança pública. Durante esse tempo, ministrou cursos importantes, incluindo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em escolas, bem como cursos de educação no trânsito para crianças e adolescentes no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).

Catiane Almeida – Nº 10.007
Com 44 anos, é nascida e criada em Atibaia e mãe de uma menina. Graduada em Letras e Pedagogia, e desde 2016 exerce a função de Conselheira Tutelar em Defesa da Inclusão, Infância e Juventude, empenhada em garantir que o direito das crianças e adolescentes sejam respeitados, protegidos e garantidos com absoluta prioridade. Pretende dar continuidade nesse importante trabalho na cidade.

Ivete Lourenço Leano – N.º 10.019
Casada e residente em Atibaia há mais de 45 anos, é mãe de quatro filhos, incluindo dois filhos de coração, e avó de uma neta. Possui formação acadêmica em Gestão Pública e Recursos Humanos. Carreira de 24 anos na área da Educação, tanto no sistema público quanto no privado. Dedicou 12 anos ao trabalho com Creches Comunitárias e Projetos de Contraturno em Escolar Municipal, em parceria com organizações do Terceiro Setor, adquirindo conhecimento da realidade das crianças e adolescentes que necessitam de atenção e voz junto às autoridades competentes.

Juliana Castillo – N.º 10.002
Com 45 anos, solteira, é “tia” de inúmeras crianças e adolescentes, sempre empenhada em buscar um futuro melhor para todos. Atualmente é Conselheira Tutelar de Atibaia, contribuindo de maneira significativa para a transformação da realidade das crianças e adolescentes, evitando situações adversas como abandono, maus-tratos e diversas formas de violência.

Leda Porto – Nº 10.022
Formada em Serviço Social pela PUC Campinas (1995) e Design de Moda pela Unicesumar (2022), tem vasta experiência como professora na educação pré-escolar e trabalhou como assistente social na antiga FEBEM – atual Fundação Casa – e como educadora social no atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade social, de rua e/ou de risco social.
Mãe de três filhos, atualmente é professora de artes junto ao Projeto Curumim, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), no contraturno da Escola Municipal Rita Lourdes, com crianças do primeiro ao quinto ano.

Paula Vitale – Nº 10.003
Com 45 anos, é casada e mãe. Possui formação em Administração e há 17 anos se dedica ao serviço voluntário. Desde 2020, atua como Conselheira Tutelar em Atibaia. Há 12 anos, escolheu Atibaia para morar, movida pela determinação de proporcionar aos seus filhos um ambiente mais seguro e acolhedor para crescerem. Sua missão é lutar constantemente para que todos os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados e garantidos.

Prof. Fábio Lopes – Nº 10.016
Com 43 anos e morador de Atibaia, é pai de dois filhos. Possui diplomas em Direito e História e atualmente ocupa a posição de professor na rede pública estadual. Exerceu a função de Conselheiro Tutelar em Atibaia de 2016 a 2020. Pretende retornar ao Conselho Tutelar para continuar sua dedicação à defesa dos direitos humanos e fundamentais de nossas crianças e adolescentes.

Rafael Lopes – Nº 10.018
Natural de Atibaia, é morador do Jardim Maracanã e estudou Ciências da Natureza na Universidade de São Paulo – USP. É servidor público, sendo educador na rede municipal de ensino. Cristão, trabalha com crianças e jovens na catequese do início da vida cristã ao Crisma.

Raquel Lima – Nº 10.013
Com 43 anos, casada e mãe, é graduada em Comunicação Social. Há dez anos dedica seu tempo aos serviços sociais, auxiliando crianças e jovens na construção de valores e caráter sólidos. No papel de Conselheira Tutelar, está pronta para atuar como guardiã, assegurando a defesa e a priorização dos direitos das crianças e adolescentes.

Weverton Correa – Nº 10.005
É professor e educador social ativo, focado no aprimoramento socioemocional de crianças e adolescentes, visando instigar mudanças positivas em seus trajetos de vida. Seu compromisso é dedicado à proteção e à promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Willian Dourado – Nº 10.001
Mais conhecido como Professor Dourado, fundou em 2003 o projeto “Ginga Criança” depois de reconhecer o potencial transformador da capoeira, que não apenas beneficia a saúde física, mas também promove o desenvolvimento psicológico e social. Esse projeto nasceu da sua vontade de contribuir para o bem-estar do próximo e da necessidade de efetuar mudanças nas vidas das crianças e adolescentes, principalmente aqueles em situações desfavoráveis. Durante o desenvolvimento do projeto, deparou-se com situações em que alguns alunos eram vítimas de negligência, maus-tratos e abandono. Essas experiências fortaleceram sua determinação em lutar ainda mais por eles.

***Informamos que as descrições acima foram enviadas pelos próprios candidatos.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia