Justiça suspende obras de estádio em Atibaia, e clube diz ter plano B para não voltar à Série A3

Após Ministério Público pedir cancelamento da permuta para construção de arena, Justiça ordena que não haja obras até que uma decisão seja tomada.

O Atibaia estuda possibilidades para garantir, de vez, o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista na próxima temporada. Campeão da Série A3 deste ano, o Falcão conquistou o acesso dentro de campo. Porém, fora das quatro linhas, o clube enfrenta dificuldades para assegurar a vaga. O motivo são as obras da nova arena de Atibaia, que foram suspensas pela Justiça.

Estádio Salvador Russani, em Atibaia (Foto: Arquivo/SECOM)

Em setembro, o Ministério Público pediu a anulação da permuta que permitiu a troca da área do Salvador Russani pela construção de um novo estádio e uma rodoviária. A Justiça determinou que as obras sejam paralisadas até que o caso seja julgado.

O Atibaia não tem um estádio que cumpra as exigências mínimas da Federação Paulista de Futebol para disputar o segundo patamar estadual. Após o projeto da nova arena na cidade ser aprovado, em processo firmado nos moldes de uma Parceira Público-Privada (PPP), o clube conquistou o direito de disputa. Mesmo que o estádio não ficasse pronto a tempo da Série A2, o fato de estar em construção já permitiria que o time disputasse o torneio.

Com a suspensão das obras, o clube corre o risco de, novamente, disputar a Série A3. O presidente do Falcão, Alexandre Barbosa, diz ter outros planos, e garantiu que a equipe disputará a A2 na próxima temporada.

“Eu já tinha plano A, B e C. Eu vou falar do plano B, mas semana que vem. Existem alguns times que não tiveram a capacidade de ganhar da gente, não a vaga, no jogo. Não ganharam da gente jogando, não ganharam a vaga em campo. A gente está mostrando na Copa Paulista que temos a capacidade de jogar a Série A2. Não adianta você querer ganhar a vaga no tapetão, precisa parar com isso, é vergonhoso. Por que não ganhou no jogo da gente? Não teve a capacidade. O Atibaia vai jogar a Série A2, sim”, afirmou.

Alexandre garantiu que o clube está buscando as maneiras legais, dentro do regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF), para conquistar o direito de jogar a A2.

“Nós não vamos voltar para a Série A3 no ano que vem. Nosso projeto é brigar pelo acesso na Série A1. Vamos jogar, sim. Dentro do regulamento, sem tapetão, sem esquema. Vamos jogar na verdade, dentro do que a Federação permite. Não adianta os clubes que não têm essa capacidade, só porque têm um estádio municipal, achar que vão jogar a A2 no nosso lugar. Nós vamos jogar sim a Série A2. Certeza absoluta. Isso não é uma promessa, é uma necessidade, um direito nosso adquirido em campo. Sempre dentro do regulamento da Federação”, concluiu.

Fonte: Globoesporte.globo.com