Prefeitura segue com fiscalização para evitar aglomerações em Atibaia

Trabalho em estabelecimentos e espaços públicos busca fiscalizar e conscientizar a população sobre os protocolos de saúde.

A Prefeitura de Atibaia vem reforçando a fiscalização nos comércios da cidade durante toda a semana e aos finais de semana. Na última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou um total de 111 operações, sendo 8 notificações recebidas através da Ouvidoria; 55 ações pelos plantões fiscais, 22 denúncias recebidas e atendidas pelo WhatsApp; 15 comércios receberam orientações e informações sobre os protocolos; 4 estabelecimentos foram autuados, 4 notificados e 3 tiveram fechamento administrativo por não cumprirem as determinações previstas no Decreto Municipal.

Os agentes e fiscais da SEDEC atuam principalmente na conscientização da população para atender às regras de protocolo sanitário e evitar aglomerações e contam com o reforço dos agentes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

A Prefeitura reforça que o trabalho não está somente direcionado a bares, restaurantes e comércio em geral, mas também a espaços públicos para garantir ainda mais a segurança, o bem-estar e o sossego do cidadão, com a intenção de manter a ordem e evitar os excessos e aglomerações.

Vigilância Sanitária

Na última semana as equipes das Divisões de Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental continuaram a efetuar ações de prevenção contra a Covid-19. Foram realizadas rondas nos bairros e atendimento de denúncias aos sábados e domingos e também durante a semana, no período noturno. Diante da flexibilização das normas de prevenção, não foram constatadas infrações graves.

Além das rondas, as medidas preventivas contra a Covid-19 também são verificadas pelos fiscais durante as inspeções de rotina para licenciamento sanitário.

Outra atividade de prevenção da Covid-19 desenvolvida pela Vigilância Sanitária é a análise dos protocolos de todas as escolas de Atibaia que tiveram que ser atualizados devido à flexibilização das medidas preventivas para aulas presenciais. Cada escola é obrigada a formalizar um protocolo próprio que deve ser aprovado pela Vigilância Sanitária.

A Administração Municipal continua reforçando a importância de denunciar aglomerações nos estabelecimentos comerciais, espaços públicos e particulares. As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp (11) 9.9860-9132 ou pelo Programa Atibaia Sem Papel.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia