Atibaia abre inscrições para eleição de novos membros do Compocat

Eleição que definirá representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade acontecerá no dia 29 de agosto.

Estão abertas as inscrições para eleição de novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (Compocat). O pleito definirá os 6 representantes da sociedade civil que integrarão o Compocat, composto também por 6 representantes indicados pelo poder público. Candidatos e eleitores devem se inscrever para participar da eleição, que será realizada no dia 29 de agosto, entre 8h e 17h, no Centro de Convenções Victor Brecheret, de acordo com os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Os candidatos a conselheiro devem se inscrever até o dia 4 de agosto e os eleitores, entre os dias 14 e 27.

Para se candidatar a uma das 6 cadeiras do conselho, é preciso ter mais de 18 anos, ser domiciliado e residir em Atibaia, ser eleitor do município e comprovar atuação na área artística e cultural há, pelo menos, dois anos. As cadeiras representam os segmentos culturais da cidade e cada candidato só poderá concorrer a uma vaga específica dentre as seguintes áreas: artes visuais, artes plásticas, audiovisual, design e arte digital; patrimônio, artesanato, artes e ofícios, cultura popular e instituições culturais não governamentais; música; dança, teatro e circo; cultura étnica, social e identitária; bibliotecas, livro, leitura e literatura.

As inscrições de candidatos a conselheiros devem ser feitas até o dia 4 de agosto na sede da Secretaria de Cultura no Centro de Convenções e Eventos “Victor Brecheret”, das 9 às 16h. O candidato deverá apresentar cópias e originais dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência, prova da área de atuação e título de eleitor. É importante lembrar que o comprovante de residência e a prova da área de atuação devem demonstrar que o candidato reside em Atibaia e atua como profissional da área cultural há, pelo menos, 2 anos. Além disso, o título de eleitor deve ser do município de Atibaia.

Já as inscrições de eleitores acontecerão virtualmente entre os dias 14 e 27 agosto e o endereço para acessar o formulário de cadastro será disponibilizado posteriormente no site da Prefeitura. No dia da eleição, 29 de agosto, os eleitores devidamente inscritos poderão escolher um representante por segmento cultural, devendo apresentar documento de identificação com foto e título de eleitor no município de Atibaia para poder votar.

A nominata dos candidatos aptos a uma cadeira no Compocat estará disponível na Imprensa Oficial Eletrônica da Estância de Atibaia dia 14 de agosto de 2021. Responsável pela articulação entre Prefeitura e sociedade civil, o Conselho tem fundamental importância para o desenvolvimento da cultura local, participando da formulação de políticas públicas para a promoção e articulação do setor artístico-cultural da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia