Casarão Julia Ferraz realiza exposição virtual da artista Alline Nakamura

Nesta terça-feira, 3 de agosto, o Casarão Julia Ferraz inaugura a exposição online “Em Atibaia – 2016/2020”, série fotográfica da artista Alline Nakamura, que nos leva a nos deslocar pela imagem e pela memória. As fotos revelam o olhar da artista em andanças pela cidade de Atibaia, onde vive há anos. De caminhadas cotidianas ao centro da cidade a idas mais pontuais aos bairros Jardim Imperial, Caetetuba e Morumbi, as imagens revelam com saudade percursos feitos antes da pandemia de COVID-19.

Alline Nakamura é artista visual e professora, além de doutoranda e mestra em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. É também integrante do Clube Atibaiense de Fotografia desde 2005. A exposição “Em Atibaia – 2016/2020” acontece no site do Casarão Julia Ferraz até 31 de agosto de 2021 e faz parte da programação online do Casarão, que desde 2020 dá continuidade a suas ações culturais de maneira virtual devido à pandemia.

Fotografia da artista Alline Nakamura na exposição “Em Atibaia – 2016/2020” no site do Casarão Julia Ferraz

O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público no 01SJDC/FID/2017 do FID – Fundo Estadual dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia.

Revitalização do Casarão Julia Ferraz

A Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, está promovendo a execução dos serviços emergenciais que visam a garantir a estabilização do Casarão Julia Ferraz. A obra, que está em fase de finalização, é parte do projeto “Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/Casarão Julia Ferraz” contemplado pelo edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.

Serviço

Fonte: Assessoria de Imprensa Casarão Julia Ferraz