Edith Garagem exibe “A invenção de Hugo Cabret” e “Dia Internacional da Animação”

Neste domingo, dia 27 de outubro, às 16h, o Cine Garagem encerra a Mostra Cidade das Crianças com o filme “A invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese. Nesta última sessão, a curadora Fabiana Vasconcelos Barbosa participa de bate-papo com o público.

Na história, Hugo é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

E na segunda, no dia 28 de outubro, às 19h30, para encerrar a programação do mês, o Edith Cultura apresenta o 16º Dia Internacional da Animação, exibido pelo 12º ano consecutivo em Bragança.

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições acontecem em cidades de todo o Brasil, simultaneamente, no dia 28 de Outubro, com entrada franca.

O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004. Em 2019, chegamos a 16ª edição contando com a parceria de realizadores locais, em mais de 150 cidades de todas as regiões do país.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

Edith Garagem (Foto de Paula Martins)

Toda a programação é gratuita com colaboração espontânea. O Edith Garagem fica na Rua Cel. João Leme, 229, em Bragança Paulista.

As ações de cineclube realizadas ao longo de 2019 pelo Cine Garagem aconteceram graças ao apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) – edital que premiou iniciativas de fomento ao audiovisual no estado.

Fonte: Shel Almeida – Jornalista, Assessoria de Comunicação