Exposição “Las Calaveras han llegado” pode ser vista até 12 de dezembro em Atibaia

O Museu do Olho Latino, localizado no hall de entrada do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, está com a exposição “Las Calaveras han llegado” aberta até o dia 12 de dezembro. Com entrada gratuita o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a celebração mexicana do “Dia dos Mortos”, de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.

Museu do Olho Latino promove exposição “Las Calaveras han llegado” (Foto: Prefeitura de Atibaia)

“Las Calaveras han llegado” ou em português “As Caveiras chegaram” reúne o trabalho dos renomados artistas Alex Roch, Bruno Nitz, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Larissa Leite Zanandréa, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego. São xilogravuras e linogravuras com a temática cultural mexicana do “Dia do Mortos”, a animada festa mexicana baseada na crença popular que os mortos visitam os parentes no dia dos mortos.

A mostra é uma iniciativa dos artistas do Coletivo Olho Latino e da Secretaria de Cultura e mais uma oportunidade de valorizar e homenagear o poder da gravura como possibilidade artística. Além de homenagear o artista mexicano José Guadalupe Pousada (1852-1913) que fez “La Calavera de la Catrina”, representando o esqueleto de uma dama da sociedade, feita na técnica água-forte sobre zinco. O artista produziu uma série de caveiras e figuras em forma de esqueletos com um descontraído toque de humor, sendo assim, o precursor das caveiras humorísticas. A figura de Catrina tem uma representação católica e uma função de lembrar que as diferenças sociais nada significam diante da morte.

A exposição está aberta até o dia 12 de dezembro, no Museu do Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”. E pode ser conferida de segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia