Memórias afetivas são tema de exposição e oficinas online de arte no Casarão Julia Ferraz

Com eventos interativos e gratuitos em março, centro cultural convida público a usar recordações pessoais como fonte de criação.

O Casarão Júlia Ferraz, centro cultural localizado em Atibaia-SP, convida o público a participar do projeto online e interativo “Arqueologias Afetivas”, que conta com uma exposição participativa e oficinas de arte (dança e colagem) durante o mês de março. As oficinas são abertas a jovens e adultos e não é preciso nenhuma experiência na área, apenas disposição e criatividade. Mais informações sobre datas e como se inscrever estão no Serviço.

Exposição Online Interativa

A ideia da exposição “Arqueologias Afetivas” é fazer com que o público vá atrás de suas memórias ativamente, como numa expedição arqueológica de seu próprio passado. As pessoas estão convidadas a “escavar” gavetas, armários, caixas, cabeça e coração a partir de seus desejos.

A partir disso, o público é convidado a enviar vídeos, fotos, áudios, textos, cartas, receitas de família e as mais variadas formas que a criatividade do público sugerir. A exposição valoriza as narrativas que envolvem as memórias e busca construir um monumento coletivo de afetividades.

O público pode enviar o conteúdo através do email casaraojuliaferraz@gmail.com, pelo whatsapp (11) 99806-1515, ou ainda por mensagem via Instagram ou Facebook (links abaixo). A exposição já está acontecendo e vai até 31/3.

Oficina de dança contemporânea

As oficinas “Vestígios” (com a artista da dança Taiana Ferraz) propõem explorar memórias afetivas através de técnicas da dança contemporânea, usando como suporte objetos que despertem recordações.

A ideia é abordar a memória como possibilidade poética e de criação em dança, em diálogo com os registros de memória coletivos e individuais da exposição “Arqueologias Afetivas”.

A segunda oficina do tema acontece no dia 7 do mês de março.

Oficina de Arte Visual – Colagem

As oficinas “Reminiscências Analógicas” (com a artista visual Júlia Holzhauser) propõem, através da experimentação artística e partilha de memórias, a criação de uma narrativa visual e estética da experiência pessoal e familiar dos participantes das oficinas.

A partir de fotos pessoais, a proposta é criar uma colagem artística usando materiais como revistas, jornais, livros e outros que os participantes quiserem sugerir. A segunda oficina de colagem acontece no dia 14 de março.

O projeto “Arqueologias Afetivas” é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz com recursos recebidos pelo Edital de Chamamento Público de Seleção de Projetos nº 03/2020 da Prefeitura de Atibaia, de acordo com a lei federal 14.017 (Lei Aldir Blanc).

Sobre o Casarão Julia Ferraz

O Casarão, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX.

Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975. Funciona como espaço cultural independente desde então, promovendo espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes de escolas públicas. Foi certificado como Ponto de Cultura Federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura Estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)

A AsPAS, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Entre outras certificações e premiações, foi contemplada pelo edital do FID – Fundo dos Interesses Difusos e está realizando as obras de estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Serviço:

– O quê: Exposição e Oficinas de Dança Contemporânea e de Colagem (Arte Visual)

– Quando: Dança (07 de março às 10h30) e Colagem (14 de março às 10h30).

– Duração: Dança: 1h30/ Colagem: 2h

– Onde: Online (Google Meets)

– Quanto: Gratuito

– Público-alvo das oficinas: Jovens e adultos (não é preciso nenhuma experiência prévia)

– Inscrições para a oficina de Dança: https://docs.google.com/forms/d/1XvlTHXLoKIA03cTWMTMddhmUShdpWkrmOuy1yMT-Hu8/

– Inscrições para a oficina de Colagem: https://docs.google.com/forms/d/1GaTlRkAHiHAZgrngvajLAEdYCrfH5-JpDIqhBmyiJGc/

– Exposição “Arqueologias Afetivas”: https://casaraojuliaferraz.wixsite.com/arqueologiasafetivas – Até 31 de março

casaraojuliaferraz.com

instagram.com/casaraojuliaferraz

facebook.com/casaraojuliaferraz

Fonte: Marcos Mafra – Assessoria de Imprensa Casarão Júlia Ferraz