Mostra do Cinema Indígena tem sessão nesta quinta (18) e domingo (21)

Nesta quinta, dia 18 e neste domingo, dia 21, às 19h30, serão realizadas mais duas sessões da Mostra do Cinema Indígena, exibida pelo Edith Cultura no Cine Garagem.

Na quinta, dia 18, o filme escolhido é as “Hiper-Mulheres” , Na sinopse, temendo a morte da esposa idosa, o marido pede que seu sobrinho realize o Janurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Mostra do Cinema Indígena, exibida pelo Edith Cultura no Cine Garagem (Foto: Divulgação)

A sessão irá contar com a participação de Pedro Lolli, um dos curadores da Mostra, que irá conduzir o bate-papo “Re-existências ameríndias: lições históricas”. Professor de antropologia e coordenador do curso de Ciências Sociais da UFSCar, Pedro é pesquisador associado do Centro de Estudos Ameríndios – CEstA/USP e pesquisador colaborador do Instituto Socioambiental – ISA. Desde 2007, desenvolve pesquisa com os povos indígenas Yuhupdeh que vivem na região do Alto Rio Negro e dá assessoria pedagógica à Associação das Escolas e Comunidades Indígenas do Povo Yuhupdeh (AECIPY).

No domingo, dia 21, o filme exibido será “Martírio” que fala sobre a grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens de Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

Mostra do Cinema Indígena, exibida pelo Edith Cultura no Cine Garagem (Foto: Divulgação)

As sessões são gratuitas com contribuição espontânea. O Edith Cultura fica na Rua Cel. João Leme, 229 – Centro, em Bragança Paulista.

Fonte: Shel Almeida – Jornalista, Assessoria de Comunicação