“A Turma do Lamba” retorna para Atibaia trazendo conscientização ambiental aos alunos do município

Personagens criados pelo Consórcio PCJ buscam promover conhecimento sobre o tema para alunos da rede municipal de ensino.

Atibaia foi contemplada novamente com o teatro infantil “A Turma do Lamba – Contra os inimigos da natureza”, iniciativa realizada por meio do consórcio com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares – PCJ). Beneficiando cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental II, das escolas estaduais Aracy Bueno Conti e José Alvim, as apresentações aconteceram no Cine Itá Cultural na última quinta-feira (27).

Com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente de forma divertida e atraente, o espetáculo teatral busca contribuir com aprendizagens e processos ambientais na educação, recorrendo às personagens Dora Reguladora, Vovô Pescador, Lalá, Sr. Mandilson e Lamba para apresentar, de maneira lúdica e divertida, assuntos abordados em sala de aula. Expondo temas como descarte incorreto do lixo, importância do uso eficiente da água e poluição dos rios, a peça ensina sobre cuidado e proteção ao meio ambiente.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

O espetáculo infantil busca conscientizar crianças e jovens sobre o impacto ruim que podemos causar contra a natureza e as possíveis formas de reduzir os danos produzidos com a realização de práticas mais saudáveis como a reciclagem de lixo, descarte correto de resíduos, diminuição de itens poluentes, uso sustentável de água, tratamento de esgoto e cuidados com animais de todas as espécies.

“Eles ensinam de uma forma diferente e alegre que não devemos descartar lixo nos lugares errados, como papel de bala, por mais minúsculo que seja, pois pode fazer toda diferença no meio ambiente. Eu aprendi a ter conscientização ambiental com a peça”, diz Isabela, aluna do Ensino Fundamental II da Escola Aracy Bueno Conti.

A Turma do Lamba foi idealizada pelo Consórcio PCJ como uma ferramenta de educação e sensibilização ambiental a respeito da gestão dos recursos hídricos, compondo-se de cinco personagens que encantam as crianças: o Lamba (peixe inspirado no lambari), Sr. Mandilson (peixe inspirado no bagre), a agente da ARES-PCJ, o Pescador e a sua neta Lalá.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia