Corrida de rua: fuja dos treinos longos no verão

Treinador de corrida Gustavo Luz dá quatro dicas simples para prolongar sua vida como corredor.

Você não precisa correr uma maratona para se considerar um corredor. Com uma corrida de 5 km você já sente o gosto do desafio e colhe diversos benefícios da corrida, como a melhora na disposição, no sono, no humor a até na prevenção de doenças, por exemplo. Confira quatro dicas para mandar bem nas suas provas.

(Imagem Ilustrativa: Steven Lasry por Unsplash)

Adote a viseira

Use viseiras e deixe o boné em casa. A cabeça dissipa aproximadamente 30% do calor que produzimos; se estiver coberta, pode prejudicar bastante a sua capacidade de regular a temperatura corporal e de se refrescar durante a corrida.

Fortaleça a musculatura

É provável que as corridas longas e os treinos de velocidade sejam as melhores alternativas para produzir as mudanças necessárias para uma corrida mais rápida. Dito isso, a musculação pode ajudar na construção de um corpo mais forte. E para alguns resultados, você precisará de anos de treino contínuo sem se machucar. Entretanto, é importante verificar se você tem tempo para malhar e se tem tempo para descansar disso. Não se sobrecarregue colocando atividades demais na semana, isso pode deixá-lo menos veloz.

Não participe de muitas competições por ano

Competir a toda hora talvez não seja uma boa ideia, principalmente se você for um iniciante. Muitas provas em pouco tempo podem gerar um desgaste desnecessário. Mesmo que você encare a experiência como um treino, a tendência é que você acelere mais do que o programado. Varie as distâncias dos objetivos. Treine em busca de dois ou três excelentes resultados por ano, e de preferência, em distância diferentes.

Procure programar treinos e provas longas para o inverno

Fugir de treinos muito longos no calor do verão talvez prolongue a sua carreira por alguns anos.

Fonte: EuAtleta