Em qual intensidade cada corredor deve treinar?

Treinador explica que depende do objetivo de cada um, mas ressalva: quanto mais intenso o treino, maior a possibilidade de lesão.

A prática regular da corrida fortalece o nosso organismo, mas também desgasta, principalmente se o seu objetivo for resultados e performance. É uma relação direta: quanto mais rápido você correr, melhor será seu resultado e mais perto você ficará da possibilidade de se machucar. Quanto mais confortavelmente você correr, mais pessoas acabam chegando na sua frente, mas mais longe você ficará da possibilidade de se machucar.

(Imagem Ilustrativa: geniusvv / Pixabay)

E qual a intensidade em que você deve treinar? É você quem decide, e o Eu Atleta ajuda passando algumas informações.

1. Se você busca desempenho, é importante que entenda o quanto o resultado pretendido demandará de treino e como isso, consequentemente, vai afetar a sua vida. A sensação de terminar uma prova correndo rápido é muito boa. Entretanto, seu risco de lesão começa a aumentar. Repare como a maior parte das pessoas que se machucam estava treinando bem. Talvez você tenha que prestar atenção em detalhes a que a maioria das pessoas não dá bola, tanto dentro quanto fora dos treinos. Mesmo com o objetivo de correr rápido e bem, não caia na tentação de treinar demais. Treinar mais não significa treinar melhor; por isso, oriente-se com um profissional de educação física de sua confiança e evite os “achismos”. E mais: não há atalhos. Você vai ter que percorrer o caminho todo, exatamente como fazem os grandes campeões.

2. Mas se você busca a corrida para ter boa saúde e treinar por muitos anos (é possível correr até os 70, 80 anos), você tem menos preocupações imediatas na hora dos treinos. Sua corrida será, na maior parte das vezes, em ritmo relativamente confortável. Talvez você não devesse se submeter a um ciclo de treinos para uma maratona (isso pode ser bem desgastante), ou talvez devesse trocar algum dia de corrida na sua semana por uma caminhada, já que o impacto é bem menor e você pode estar um pouco mais desgastado por conta do trabalho. Essa dosagem nos objetivos o deixa menos vulnerável a se machucar, e por consequência, um candidato a passar o ano todo correndo, sem precisar parar de treinar.

Fonte: EuAtleta