Corrida e viroses não combinam: invista no descanso

Mesmo que esteja no meio da preparação para uma prova, lembre-se que o exercício durante uma gripe ou resfriado pode retardar a recuperação.

Estudos sérios mostram que falta de sono, má alimentação e períodos frequentes de estresse elevado podem reduzir severamente a função imunológica. Um dos melhores jeitos de diminuir o risco de infecções é não treinar demais. O exercício moderado reduz o risco de infecção e aumenta a imunidade, mas corridas de velocidade, corridas longas e competições exaustivas tendem a aumentar o risco e afetar o sistema imunológico.

(Imagem Ilustrativa de anacasbas por Pixabay)

Sabendo disso, pode acontecer de você ficar gripado no meio da sua preparação para uma prova, ainda mais em épocas propícias a viroses. Isso pode ser chato e frustrante, mas o quanto antes você entender e realizar que não está se sentindo bem e aliviar nos treinos, maiores as suas chances de recuperar mais rápido. Muita gente insiste e continua treinando forte. Não faça isso! Dependendo da intensidade da sua gripe, pode ser que um treino leve, com caminhadas, possa fazer bem. Mas se você está bem debilitado ou com febre, nada de treino. Exercícios nesse momento poder retardar a sua recuperação. Invista em cama, hidratação e comida para se recuperar.

E se isso acontecer na semana da sua prova? Calma, quem está bem condicionado pode ficar uma semana sem treinar. Então, uma boa estratégia é não treinar a semana toda e ir para a prova. Pode ser que seu corpo se recupere completamente para competir. Mas pode ser que mesmo descansando você ainda se sinta um pouco debilitado. A sugestão aqui é usar o bom senso: tem prova em quase todo final de semana, se achar que vale ficar de fora para recuperar um pouco mais, tudo bem. Você só não pode transformar um problema de uma semana em um problema de um mês por causa de pressa.

Fonte: EuAtleta