Pessoas sedentárias conseguem começar de cara a treinar corrida?

Treinador Gustavo Luz responde a essa e outras duas perguntas comuns entre os corredores.

Quando começamos a correr e a conhecer pessoas que também correm, observamos que algumas questões e dúvidas pairam com certa frequência nas rodas de corredores. Escolhi alguns assuntos que constantemente geram dúvidas e são importantes conhecimentos.

(Imagem Ilustrativa de wal_172619 por Pixabay)

1) Correr na rua é mais difícil do que correr na esteira?

Talvez um pouco mais quando estamos começando no esporte. O fato de na esteira você poder controlar rigorosamente a sua velocidade pode ser o suficiente para não ultrapassar sua zona de cansaço. E como na rua, às vezes, não temos esse recurso eletrônico, passamos um pouco do ponto e entramos em um ritmo mais acelerado antes do tempo, podendo comprometer a corrida. Isso pode dar a impressão da corrida ser mais difícil na rua. Mas à medida que você vai ganhando condicionamento físico, melhorando e praticando na rua, vai aprendendo a dosar e imprimir as suas velocidades com mais eficiência.

2) É preciso alongar antes da prova?

É muito importante que você tenha o hábito de se alongar em algum momento do seu dia. Mas antes da sua competição, é importante que você aqueça. É esse aquecimento, caminhando ou correndo (dependendo do seu nível), que prepara o corpo para o esforço da corrida, aumentando gradativamente a temperatura dos seus músculos e o seu ritmo de respiração, por exemplo. Isso permite que você consiga um melhor aproveitamento do oxigênio que respira. Apenas alongar e alinhar para a largada não funciona. Então, aproveite aqueles minutos antes da prova e faça um aquecimento específico para você. Deixe o alongamento para de noite, em casa, por exemplo.

3) Sou sedentário há muito tempo: eu consigo treinar?

Provavelmente sim. A principal atividade a ser recomendada para alguém que vem levando uma vida sedentária há tempos é a caminhada, ao menos no início. Essa recomendação é coerente com a introdução dos benefícios à saúde e evita os problemas de lesões associados à atividade física mais vigorosa. Nesse primeiro momento, o mais importante é, simplesmente, sair de casa para treinar.

Fonte: EuAtleta.com