Diretrizes da OMS sobre atividade física: o que mudou em uma década?

Organização Mundial da Saúde aumenta o tempo semanal recomendado de exercícios em todas as faixas etárias para buscar maiores benefícios e redução do comportamento sedentário.

A atualização das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2020, comparada com as recomendações anteriores publicadas em 2010, reafirma que qualquer atividade física é melhor do que não praticar nenhuma e fornece uma nova indicação sobre redução de comportamentos sedentários.

O estudo revisou as evidências para avaliar associações entre atividade física e comportamento sedentário, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos específicos. Essas diretrizes destacam a importância de a atividade física ser realizada regularmente, abordando fortalecimento aeróbio e muscular. E pela primeira vez, existem tópicos para populações específicas, incluindo mulheres grávidas, puérperas e pessoas que vivem com condições crônicas e/ou com deficiência.

(Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay)

Dessa forma, a diretriz apresenta as recomendações de atividade física, seus benefícios e o que cada grupo pode fazer para evitar comportamentos sedentários que resumimos a seguir:

Crianças e adolescentes (com idade entre 5 e 17 anos), incluindo aqueles que vivem com deficiência:

Benefícios:

  • Aptidão física (aptidão cardiorrespiratória e muscular);
  • Saúde cardiometabólica (pressão arterial, dislipidemia, glicose e resistência à insulina), saúde óssea, resultados cognitivos (desempenho na escola) e saúde mental (redução dos sintomas de depressão) e redução da obesidade.

Recomendações:

  • Crianças e adolescentes devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade moderada a de forte intensidade, principalmente aeróbica, toda semana;
  • Atividade aeróbica de intensidade forte, bem como aquelas que fortalecem os músculos e o osso, devem ser incorporados pelo menos três dias na semana.
  • Crianças e adolescentes devem limitar a quantidade de tempo gasto sendo sedentário, particularmente a quantidade de tempo nos computadores, smartphones, videogame etc.

Adultos (com idade entre 18-64 anos), incluindo aqueles com condições crônicas e aqueles que vivem com incapacidade:

Benefícios:

  • Redução de todas as causas mortalidade: por doença cardiovascular, hipertensão, diabetes tipo 2, cânceres, saúde mental (diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão), saúde cognitiva e do sono, dislipidemia (colesterol/ triglicérides aumentados), entre outros.

Recomendações:

  • Todos os adultos devem realizar atividade física regular;
  • Adultos devem fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade forte, ou uma combinação equivalente de intensidade moderada e forte, sendo realizadas ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde. Um aumento em comparação com as diretrizes anteriores que se concentraram em alcançar pelo menos 150 minutos de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade forte por semana.
  • Adultos também devem fazer fortalecimento muscular com atividades moderadas ou de intensidade forte que envolvam todos os principais grupos musculares em dois ou mais dias por semana, fornecendo benefícios adicionais à saúde.
  • Adultos podem aumentar intensidade moderada de atividade física aeróbica para 300 minutos ou fazer 150 minutos de aeróbica com intensidade forte, ou uma combinação entre elas ao longo da semana, para benefícios de saúde adicionais (quando não contraindicado para aqueles com condições crônicas).
  • Para ajudar a reduzir os efeitos prejudiciais de altos níveis de comportamento sedentário na saúde, os adultos devem ter como objetivo fazer mais do que os níveis recomendados de moderado a forte de atividade física.


Adultos mais velhos (com 65 anos ou mais) incluindo aqueles com doença crônica e aqueles que vivem com alguma deficiência:

Benefícios:

  • Em adultos mais velhos, a atividade física também ajuda a prevenir quedas, lesões e declínios da saúde óssea e capacidade funcional.

Recomendações:

  • As recomendações são para todos. Uma mudança em comparação com as diretrizes anteriores, que excluíam aqueles com mobilidade reduzida. Esta mudança reconhece o grande volume de evidências demonstrando efeitos benéficos inequívocos desta atividade física para capacidade funcional e diminuição do risco de quedas em idosos;
  • Como parte de sua atividade física semanal, os adultos mais velhos devem praticar atividades variadas que enfatizem o equilíbrio funcional e treinamento de força em intensidade moderada ou maior em três ou mais dias por semana, para aumentar a capacidade funcional e prevenir quedas.

Grávidas / puérperas:

  • Benefícios para saúde materna e fetal:
  • Redução do risco de: pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, diabetes gestacional, excessivo ganho de peso, complicações no parto e depressão pós-parto, risco de aborto, complicações neonatais ou efeitos adversos no peso ao nascer.

Recomendações:

  • Realizar atividade física regular durante a gravidez e o pós-parto;
  • Fazer pelo menos 150 minutos de intensidade leve-moderada de atividade física aeróbica durante toda a semana para benefícios substanciais à saúde;
  • Incorporar uma variedade de aeróbicos e fortalecimento muscular, adicionando alongamento suave, que também pode ser benéfico;
  • Mulheres que, antes da gravidez, costumavam praticar atividade aeróbica de intensidade forte ou quem estava fisicamente ativa podem continuar essas atividades durante a gravidez e no período pós-parto.

Uma questão adicional relacionada às recomendações de sedentarismo foi a decisão de optar especificamente pelo uso do termo ‘’comportamento sedentário’’ em vez de ‘’tempo sentado’’, que tem sido comumente usados em várias diretrizes nacionais. Essa escolha de foi deliberada e feita para incluir pessoas que vivem com deficiência e, portanto, enfatizar as opções para reduzir comportamento sedentário entre usuários de cadeiras de rodas e pessoas com baixa mobilidade, onde ficar sentado por muito tempo pode ser inevitável. Para essas pessoas, o tempo sedentário pode ser minimizado por meio da atividade física enquanto se permanece sentado.

Os benefícios da prática de atividade física vão além da saúde, com evidência em diversos outros campos que demonstram como ela afeta positivamente nas áreas de impactos sociais, econômicos e ambientais nas populações fisicamente ativas. Agora é hora de trabalhar para garantir e apoiar a adoção e implementação destes novas diretrizes para melhorar a qualidade de vida da população.

Fonte: EuAtleta.com