Enjoo durante e após os treinos: causa pode ser excesso de exercícios

Especialistas explicam que malhar além do limite, além de prejudicar a imunidade, pode causar náuseas e vômitos: saiba como evitar esse problema.

Você já sentiu enjoo, náuseas ou até vomitou após um treino? Se sim, saiba que o sinal de alerta foi aceso e você provavelmente exagerou na dose dos exercícios. É claro que se exercitar é fundamental para a saúde a qualidade de vida. Em busca de uma vida saudável, os brasileiros cada vez mais têm adquirido o hábito de malhar.

Entre 2006 e 2017, o número de corredores no Brasil cresceu quase 200%, ao passo que a procura por modalidades de luta aumentou 109%, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Ainda segundo a organização, a caminhada é a atividade física mais popular em território nacional, praticada por 33,6% da população.

(Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay)

Mas embora esses dados apontem para uma melhoria no estilo de vida dos brasileiros, é preciso tomar cuidado para não exagerar nos treinos. Isso porque o excesso de exercício físico, além de causar dores musculares, pode vir acompanhado de outros efeitos colaterais, como lesões e até mesmo náuseas e vômitos.

Segundo Páblius Staduto Braga, médico do esporte do Centro de Medicina Especializada do Hospital Nove de Julho, não é incomum que, após atividades físicas muito intensas, o atleta tenha a sensação de enjoo e até vomite.

“Não é uma normalidade, mas não é incomum que as pessoas se sintam nauseadas após atividades intensas. Isso pode acontecer graças à diminuição abrupta de circulação para o sistema gastrointestinal, já que os músculos, o coração, os pulmões e o cérebro precisam de maior circulação sanguínea durante o exercício”, explica Braga.

Caso esses sintomas se apresentem durante uma prática esportiva, o especialista recomenda a interrupção imediata do treinamento, uma vez que excessos não são indicativos de bom desempenho.

“Nesse caso, podemos dizer que existe um excesso não saudável no treino. Sendo assim, deve-se parar e diminuir o ritmo posteriormente, principalmente porque exagero não é indicador de eficiência de treino – afirma. – O treinamento será ruim se não houver planejamento. Diminuir o tempo de descanso entre os treinos e mudar a alimentação sem orientação são fatores que também implicam nesses sintomas”.

Beber muita ou pouca água nos treinos também causa enjoo?

No caso de modalidades esportivas mais intensas, como é o caso do muay thai, é comum que as pessoas fiquem com mais sede e, com isso, acabem exagerando na hidratação. Conforme explicação de Páblius, esse cenário também pode contribuir para a aparição de náuseas e vômitos.

“A hiper-hidratação aumenta o volume do estômago e pode levar a náuseas. O recomendado é aumentar a hidratação antes do treino, sem distender o abdômen. Já durante o treino, o ideal é tomar pequenas quantidades de água, a fim de não causar desconforto”, recomenda.

Por outro lado, a nutricionista Débora Palos revela que a desidratação, assim como a hiper-hidratação, pode ser apontada como uma possível causa do enjoo durante o exercício.

“A desidratação pode ser uma das causas do enjoo, assim como o exagero na intensidade do exercício físico, em que há a redução do fluxo sanguíneo no estômago”, ressalta.

Exagerar no treino pode prejudicar a imunidade?

Além de causar efeitos colaterais momentâneos, o excesso de exercícios pode levar à diminuição da imunidade, de acordo com o médico Páblius Staduto Braga. O especialista conta que, em tempos de coronavírus, é necessário ficar atento aos exageros.

“O excesso de exercícios pode causar a diminuição de benefícios, pois, além de atrapalhar a performance, pode levar a riscos de infecções, por exemplo. Em tempos de cuidado absoluto com a imunidade, deve-se evitar o exagero, mesmo que o atleta treine habitualmente”, recomenda.

Causas mais comuns

  • Excesso de exercícios, que reduz o fluxo sanguíneo ao desviá-lo para os músculos, o coração, os pulmões e o cérebro;
  • Desidratação;
  • Água em excesso durante o treino;
  • Alimentos indigestos.

O que fazer

  • Conte com orientação profissional nos treinos;
  • Ouça seu corpo e não ultrapasse seus próprios limites;
  • Respeite o período de descanso entre os treinamentos;
  • Mantenha-se hidratado, mas sem exagerar na água durante a atividade física;
  • Fique atento à sua alimentação em geral e ao que come antes do treino em particular. Veja dicas abaixo.

Que alimentos devem ser evitados no pré-treino para prevenir enjoo?

Com base nas orientações da nutricionista Débora Palos, o EU Atleta listou os alimentos que não devem ser consumidos antes dos treinos. Veja abaixo!

  • Alimentos doces e com açúcar, pois podem desencadear picos de insulina e causar náuseas;
  • Alimentos de difícil digestão, como carne vermelha, leite e derivados;
  • Alimentos que possuem pectina, como, por exemplo, a banana, que pode causar uma digestão mais lenta;
  • Frituras em geral, pois o organismo tem dificuldade da digestão e absorção.

Exagerei no treino ou o enjoo foi causado pela alimentação?

De acordo com Páblius, é simples saber se o enjoo foi causado pelo exagero no treino ou pelo consumo de um alimento indigesto. Caso o atleta tenha seguido as recomendações do pré-treino, é provável que o desconforto tenha sido resultado do excesso da atividade física.

“Em primeiro lugar, é preciso se certificar de que a alimentação pré-treino está adequada, orientação alimentar é essencial. Não se deve comer e ir imediatamente ao treino, a menos que o alimento seja de fácil digestão, como suplementos de carboidratos, por exemplo. Quanto ao exagero, basta observar se o treino está além do que foi recomendado”, orienta.

Fonte: Globoesporte.globo.com