Os exercícios em casa e aulas de ginástica on-line vieram para ficar?

Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, os downloads de alguns apps para treinar remotamente cresceram até 300%. Veja os benefícios e cuidados com esse formato.

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), muitos praticantes de atividades físicas optaram pelas aulas de ginástica on-line, especialmente com as restrições recomendadas pelo Ministério da Saúde. Com o isolamento social, houve aumento na procura por treinos em casa e aplicativos fitness. Um exemplo disso é que, desde o início do confinamento, alguns apps tiveram um crescimento de até 300% em números de downloads. Embora o ‘boom’ atual dos aplicativos de exercícios e de academias possa ser atribuído ao isolamento social, as aulas on-line vieram para ficar, conforme explicação do educador físico Flávio Areal, gerente de produtos digitais do grupo Bodytech.

Exercício físico contínuo de 30 minutos por dia promove diversos ajustes metabólicos que tornam o organismo mais eficiente (Imagem Iliustrativa: rob9040 por Pixabay)

“As aulas on-line vieram para ficar. Por serem tão benéficas quanto as aulas presenciais, não existe mais desculpa para deixar de fazer atividade física. Com objetivo de oportunizar exercícios físicos em qualquer lugar e a qualquer hora, não existem motivos para as academias deixarem de seguir com as aulas”, avalia Areal.

O personal trainer Luiz Claudio Fortunato revela que, em tempos de pandemia da Covid-19, atende 50% dos clientes on-line. Segundo o profissional, os benefícios das aulas virtuais são os mesmos das presenciais.

“Do ponto de vista técnico, não muda quase nada, mas temos que levar em consideração que tudo depende da qualidade do que se compartilha com os clientes. As transmissões das aulas precisam ser estáveis, a qualidade da música ou voz perfeita e, também um ponto importante, a visualização da execução dos movimentos (dos alunos)”, diz ele.

De acordo com o profissional de educação física Amauri Maroto, personal trainer nas academias Just Fit e Infinity Academia, as aulas on-line possuem inúmeros benefícios, mas é preciso estar atento para a maneira correta de praticar os exercícios físicos.

“As aulas de ginástica on-line mantêm um nível de atividades físicas regulares, que proporcionam bem-estar físico, além de condicionamento cardiovascular e preservação da massa magra. Claro que, para isso, as atividades devem ser compostas por exercícios bem organizados e que produzem gesto motor dentro do que é necessário ao praticante”, explica Amauri.

Segundo ele, a aula síncrona têm uma grande vantagem sobre as gravadas:

“Os malefícios (da aula on-line) são o grau elevado de complexidade dos próprios exercícios, que muitas vezes não devem ser feitos por qualquer pessoa, e a relação entre aluno e professor fica distante, pois muitas vezes as aulas são gravadas e não podem ser corrigidas imediatamente pelo professor frente ao gesto mecânico errado do aluno”, complementa Amauri Maroto.

Dicas:

  • Aulas síncronas – Ao optar por aulas on-line síncronas, em tempo real com o professor, o aluno poderá ter seus movimentos e postura avaliados pelo profissional de educação física do outro lado da tela, potencializando benefícios e evitando lesões;
  • Aulas gravadas – Já ao optar por apps com treinos gravados, há a vantagem de se fazer o treinamento na hora mais adequada para cada um, sem se prender aos horários do professor.

Motivos para malhar em casa

Após a pandemia, a tendência é que muitos clientes continuem a malhação em casa. O profissional de educação física Flávio Areal explica que, com esse formato, é possível que as pessoas deixem de lado as ‘desculpas’ e tenham mais chances para treinar, mesmo com compromissos como viagens de trabalho.

“É verdade que os clientes ainda não se sentem seguros para voltar às academias, mas, por outro lado, muitos adotaram uma rotina nas aulas on-line. Isso se deve principalmente por não existir a necessidade de sair de casa para treinar. Muitos clientes tinham a desculpa de não treinar por passar momentos viajando a trabalho e, agora, acabou a desculpa para isso. Com as aulas on-line, o cliente se organiza, liga o aplicativo e pronto, já está treinando”, pontua Flávio.

Benefícios das aulas de ginástica on-line

Com a orientação do profissional de educação física Luiz Claudio Fortunato, que atua na área há 25 anos, o EU Atleta listou os alguns benefícios de apostar em aulas on-line e praticar exercícios físicos em casa. Confira abaixo.

  • Praticidade – Não há tempo perdido com o deslocamento de casa para a academia, o que pode ser prático para quem tem pouco tempo disponível. Além disso, uma vez que a maioria das pessoas se exercita em um ponto determinado de casa, as aulas on-line se tornam, em tempos de confinamento, o momento de estar remotamente em contato com o mundo, e isso tem sido a válvula de escape de muitas pessoas;
  • Segurança – Durante a pandemia, não frequentar a academia reduz o risco de contaminação.
  • Prioridade – Fazer exercícios em casa requer concentração, para que seja algo que torne possível as evoluções físicas oriundas dessa atividade. Sendo assim, fazer desse tempo do dia uma prioridade fará com que você tenha mais responsabilidade com o treino naquele momento;
  • Resultados – Sem luta, não existe vitória. É claro que, se não for uma atividade que te desafie, se tornará banal e acabará desmotivando. Mas, abraçando a rotina de treino como se fosse imprescindível, o resultado será positivo;
  • Saúde – Ao se manter ativo, mesmo em casa, consegue-se promover o bem-estar físico e o condicionamento cardiovascular e preservar a massa magra;
  • Conforto – Há uma parcela da população que simplesmente não gosta do ambiente de academias. Para essas pessoas, treinar em casa é uma maneira de abandonar o sedentarismo sem fugir da sua zona de conforto.

Fonte: G1.globo.com