Exercício para quê? Para a memória, para lembrar

Estudo americano demonstra o impacto da atividade física aeróbica na preservação de lembranças, especialmente em pessoas entre 55 e 69 anos.

Todo mundo sabe que a prática da atividade física com frequência faz bem para a saúde de uma maneira geral. O que os cientistas revelaram agora é que exercício também é bom para a memória dos idosos. Essa é a conclusão de um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, que revisaram os dados de mais de 36 pesquisas envolvendo 3 mil pacientes.

(Imagem Ilustrativa de skeeze por Pixabay)

De um grupo inicial de 1.278 trabalhos, após a retirada daqueles com dados incompletos e com pequeno número de participantes, só sobraram os que passaram pela meta-análise. Os resultados dos estudos foram avaliados através de softwares especiais, que permitem a compilação e comparação de dados de várias fontes. O programa é capaz de classificar cada uma dela de forma estatística.

Os especialistas conseguiram demonstrar que a atividade física constante melhora a memória de quem se mantém ativo. Sabemos que a atividade física regular é fundamental para a saúde cardiovascular e ajuda na circulação sanguínea cerebral.

O trabalho mostrou que a memória episódica é a mais é preservada, que é aquela em que lembramos de fatos mais antigos, não só do fato em si, mas das circunstâncias daquele momento. Por exemplo, quando alguém dirigiu um carro pela primeira vez, com quem estava, para onde foram e outros detalhes.

O estudo teve o cuidado de selecionar somente pesquisas onde a atividade aeróbica era a intervenção avaliada, já que sabemos que a atividade anaeróbica, ou treinos de resistência, também pode auxiliar a preservação da memória.

Os melhores resultados foram observados nos participantes que tinham entre 55 e 69 anos de idade, e com frequência de sessões de treinamento de pelo menos três vezes por semana.

De qualquer forma, fica a dica: quer garantir que suas lembranças importantes não se percam? Pratique exercícios aeróbicos. O seu cérebro agradece.

Fonte: EuAtleta