Por que começar a praticar atividade física é tão difícil?

São necessários três meses, em média, para mudar um hábito. Entenda e veja quatro dicas para inserir os exercícios de vez na rotina.

‘’Eu quero começar a fazer exercícios e não consigo’’. Se você já pensou isso, saiba que não é preguiça ou falta de força de vontade, e sim, fatores neurológicos que promovem essa dificuldade. O nosso cérebro consome mais da metade da energia do nosso corpo e por isso ele busca, ao máximo, economizar energia. E devido ao fenômeno neurológico denominado neuroplasticidade (que é a capacidade dos neurônios de se transformar e de adaptar sua estrutura e função em resposta as exigências internas e externas do organismo), mudar um novo hábito não é algo tão fácil de conquistar, pois essa demanda externa (exercício) e interna (adaptações fisiológicas) consome muita energia, e isso é tudo que seu cérebro não deseja.

(Imagem Ilustrativa de skeeze por Pixabay)

Existem alguns mitos famosos que até hoje são considerados e praticados a respeito de como criar novos hábitos, e o mais famoso é que um novo hábito leva 21 dias consecutivos para ser inserido. Porém, infelizmente esse mito não se confirma, pelo menos com exercícios. Um pesquisador inglês chamado Jeremy Dean publicou um livro sobre esse tema (“Making habits, breaking habits”, 2003) e em suas pesquisas ele relata que para inserir o exercício na rotina foram necessários, em média, 86 dias.

Um famoso livro chamado ‘’o poder do hábito’’, escrito pelo escritor Charles Duhigg, trás uma nova perspectiva de como facilitar esse processo. Nele, ele explica como o processo do hábito se constitui no cérebro, mostra a parte do cérebro responsável pelo hábito e exemplos individuais de como a mudança de hábito podem revolucionar uma vida. Um dos exemplos mais interessantes é de uma mulher chamada Lucy que mudou completamente sua vida após praticar o famoso conceito do Loop do Hábito: gatilho – rotina – recompensa.

O loop do hábito se baseia nas descobertas feitas após estudos com ratos na década de 1990, quando se verificou o padrão do comportamento do cérebro durante o processo de rotina. Em um estudo feito com ratos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, os cientistas descobriram que após repetir ações diariamente, uma parte do cérebro era menos ativada, ou seja, menos exigida, conforme os ratos repetiam a mesma ação. Na pesquisa, os ratos eram liberados após um barulho que fazia o som de ‘’click’’ para irem buscar uma comida (recompensa). O que surpreendeu os pesquisadores foi que a atividade cerebral era elevada no inicio da experiência e que após algumas semanas a atividade cerebral se elevava na hora do ‘’click’’, caia no momento em que eles iam em direção a comida e novamente se elevava quando eles encontravam o alimento, surgindo então esse conceito tão falado atualmente.

Para facilitar o entendimento, eles descobriram que o fator que realmente promove a inserção do exercício diário é a rotina; ou seja, você tem que ir fazer a atividade física mesmo que seja por cinco minutos, pois o ato já levará à adaptação e redução da atividade cerebral.

Se você deseja inserir a atividade física na sua rotina diária, confira algumas dicas importantes:

  • Rotina não tem sentido, não tem noção de recompensa. Se você fizer algo buscando e pensando nas recompensas, dificilmente você conseguirá sustentar por muito tempo. Exemplo: escovar os dentes é hábito e não postamos nas mídias sociais fotos dos dentes após escová-los pela manhã ou após as refeições.
  • Busque praticar atividades físicas moderadas e de fácil execução (caminhada, corrida, esportes que goste e alongamentos). Exemplo: se a atividade é muito complexa e intensa, o cérebro tem que trabalhar muito mais e gastar energia, gerando mais estresse, o que dificultará a inserção do hábito.
  • Crie estratégias de gatilhos ou lembretes para iniciar o processo de rotina. Exemplo: colocar a roupa de ginástica ou o tênis à vista logo que acorda, ou escrever no espelho do banheiro uma palavra (EXERCÍCIO, por exemplo) que te lembre a ação que quer inserir.
  • Não projete ou foque sua atividade na recompensa, pois ela é consequência do hábito e não o hábito. Exemplo: praticar atividade física pensando no peso que quer perder, se pesando todos os dias antes e após a atividade.

Faça da rotina do exercício algo prazeroso, não competitivo e sem sentido. Ou seja, não sofra treinando, não se cobre demais, não crie metas impossíveis e de muito curto prazo e não busque aprovação/likes dos outros. Simplesmente pratique o seu exercício diariamente e deixe que o cérebro e, consequentemente, o corpo se adaptem naturalmente. Você se surpreenderá e terá somente ótimas emoções e experiências diárias.

Fonte: Globoesporte.globo.com