Alerta para os cuidados com os escorpiões durante o período de chuvas e calor

Altas temperaturas e período de chuvas contribuem para a procriação; atenção deve ser redobrada de novembro a março.

Frequente na primavera e verão por conta do clima úmido e quente, o escorpião é um grande vilão que precisa ser combatido. Abrigado geralmente em esgotos e entulhos, ele causa graves acidentes que podem ocasionar mortes por envenenamento. E é nesse período do ano que a população deve redobrar a atenção, em decorrência de ser a época propícia para a reprodução dos animais.

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Vigilância Ambiental e da Secretaria de Saúde, alerta a população para os perigos ocasionados pelo animal, e pede atenção redobrada de todos.

(Foto: Reprodução/ Site Prefeitura de Atibaia)

Os escorpiões são considerados peçonhentos, pois possuem veneno e podem inoculá-lo através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, dependendo de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos os grupos mais vulneráveis. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível.

“O escorpião sendo um predador, tem a barata como uma de suas presas principais no ambiente urbano. O lixo e a falta de saneamento favorecem o aumento e manutenção de baratas e, consequentemente, mais escorpiões e aranhas surgirão. É um ciclo, havendo a necessidade de prevenção contínua desta praga”, explica o responsável pela Vigilância Ambiental em Atibaia, Jorge Tsuruta.

Para evitar a presença e proliferação dos escorpiões, é necessário adotar algumas medidas, tais como: manter a tampa dos ralos internos na posição fechada, abrindo apenas para limpeza ou enquanto estiver em uso; colocar telas milimétricas nos ralos na área externa; vedar frestas nos muros, paredes e pisos; vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia; não acumular entulho ou materiais de construção; manter o ambiente limpo e organizado, acondicionando o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos.

A Prefeitura alerta ainda que é de extrema importância redobrar os cuidados para que os acidentes sejam evitados, como examinar roupas e calçados antes de usá-los, manter cama, sofás e berços afastados das paredes, manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão e usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões.

Dados da Vigilância Ambiental informam que entre os anos 2019 e 2020, a cidade registrou 89 acidentes com escorpiões e, em 2021, seis casos foram registrados. “Por isso é de extrema importância que tenhamos todos os cuidados para esses animais não se proliferem nessa época úmida e quente que estamos vivenciando”, alertou Tsuruta.

A referência no município de Atibaia no atendimento de acidentes com animais peçonhentos é a Santa Casa de Misericórdia, localizada na Praça Miguel Vairo, 104 – Centro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia