Confira 10 dicas para uma ceia de Natal mais sustentável

Há décadas cientistas nos alertam sobre a crise climática, e hoje é inegável que o clima está mudando drasticamente. O Natal é uma data simbólica, um período de reflexão espiritual, mas também de consumo excessivo. Todos os anos, a festa é marcada por desperdício de alimentos e alta geração de lixo. Aqui estão 10 dicas para uma ceia mais sustentável.

(Imagem Ilustrativa de -Rita-👩‍🍳 und 📷 mit ❤ por Pixabay)

1. Planeje antecipadamente

Para tornar o final de ano verdadeiramente sustentável, o primeiro passo é preparar quantidades menores de comida. Faça uma lista com os ingredientes que vai precisar e calcule cada item de acordo com o número de convidados. Isso certamente trará uma economia significativa de tempo e dinheiro, além de reduzir o desperdício de alimentos.

2. Compre os artesanais

Queijo, cerveja e vinho são alguns exemplos de produtos artesanais que podemos encontrar com altíssima qualidade na região. Pequenos produtores oferecem opções seguras e mais saborosas que gigantescas fábricas e isso também vale para os presentes de Natal.

3. Evite alimentos industrializados

A substituição de produtos industrializados na mesa natalina é uma forma eficaz de diminuir o volume de embalagens descartáveis, que vão direto para o lixo. Troque os refrigerantes por sucos de fruta natural. Um estudo conduzido por pesquisadores da USP e outras universidades evidencia que em 2019, 57 mil mortes no Brasil foram associadas ao consumo de ultraprocessados como macarrão instantâneo, biscoitos e refrigerantes.

4. Prefira produtos locais

Vivemos em uma região produtora de morango, uva, pêssego, atemoias e diversos outros vegetais. Optar por alimentos produzidos aqui perto não apenas garante comida fresca, mas também contribui para o desenvolvimento da região e reduz a queima de combustível em transportes de longa distância.

5. Escolha os alimentos da época

A produção de alimentos da estação requer menos agrotóxicos e adubos químicos, já que se encontram no período do ano que favorece seu amadurecimento natural. Na época da colheita, os alimentos tendem a ser mais baratos e mais fresquinhos.

6. Reduza o consumo de carne

Proteínas são micronutrientes essenciais para o corpo humano. Porém, existem diversos cogumelos, grãos e verduras ricas em proteínas e sabores para você descobrir. Durante o ano, bilhões de animais são submetidos a condições cruéis, e o Natal intensifica a demanda por carnes, levando a impactos ambientais significativos. Considerar opções veganas ou vegetarianas na ceia promove o bem-estar animal e uma dieta mais saudável.

7. Vá à feira

Os supermercados oferecem pouca variedade de frutas e legumes. Na feira do seu bairro, além de encontrar produtos mais frescos e variados, você ainda faz um passeio ao ar livre.

8. Encontre os orgânicos

Infelizmente, os alimentos livres de agrotóxicos não são acessíveis como deveriam. Geralmente esses produtos são comercializados em cestas ou lojas especializadas. Porém, buscar esses alimentos vale muito a pena já que a agricultura orgânica promove a saúde ambiental e a saúde social dos produtores. Além disso, a ANVISA acaba de publicar uma análise apontando que um em cada quatro alimentos possui resíduos de agrotóxicos proibidos ou acima do permitido.

9. Se sobrou, doe

Mesmo com um menu bem planejado, pode por alguma razão sobrar um pouco daquele lindo banquete. Uma possibilidade louvável é doar o excedente. Depois da ceia, combine com parentes e amigos de preparar algumas marmitas para distribuir para aquelas pessoas que passaram a noite na rua.

10. Compartilhe bons momentos

Associamos o Natal a uma mesa cheia, dar e receber presentes, e acabamos esquecendo do real significado desta data. Neste Natal, reflita sobre suas escolhas na mesa festiva. Ao adotarmos práticas sustentáveis, não apenas valorizamos a riqueza de nossa região, mas também contribuímos para uma vida mais saudável e equilibrada.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Anderson dos Santos – Produtor Cultura