Coordenadoria de Meio Ambiente registra aumento na incidência de queimadas em Atibaia

Denuncie na Ouvidoria focos de incêndio na área urbana.

A utilização de fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo, infelizmente, são práticas ainda comuns nas cidades e a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente registrou aumento dos focos de queimada no município no mês de abril. Além dos danos causados ao meio ambiente — poluição do ar, aumento da liberação de dióxido de carbono (uma das principais causas do aquecimento global), redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora — as queimadas impactam sobre a saúde da população, pois agravam os problemas respiratórios e, consequentemente, pioram doenças que atacam o sistema respiratório, como a Covid-19 e a Influenza.

Uso proibido do fogo pode agravar quadros do novo Coronavírus (Covid-19). Administração Municipal divulga telefones para denúncias. (Imagem Ilustrativa: Skeeze / Pixabay)

Diversos estudos sobre o impacto das queimadas sobre a população apontam que na fumaça existem partículas muito finas que são capazes de chegar ao sistema respiratório, atingir os alvéolos pulmonares e ter contato com a corrente sanguínea, sendo, dessa forma, extremamente prejudiciais à saúde, especialmente das pessoas que apresentam alguma doença respiratória ou pulmonar crônica. Além disso, muitos compostos que favorecem o desenvolvimento de câncer estão presentes nessas emissões, o que contribui para danificar as células pulmonares quando inalados.

Em pleno avanço do Coronavírus e estação do vírus Influenza, a situação fica ainda mais delicada, por isso é fundamental o apoio de toda a população. As queimadas são proibidas por lei e os infratores estão sujeitos a multas. Ajude na conscientização sobre os prejuízos trazidos por esse tipo de prática e denuncie os focos de incêndio nas áreas urbanas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria:

Atendimento via Whatsapp: (11) 95610-4538
E-mail: ouvidoria@atibaia.sp.gov.br
Plataforma digital “Atibaia Sem Papel”: https://atibaia.1doc.com.br/atendimento (selecione a opção Ouvidoria Geral)
Telefones: (11) 4418-7800 (Opção 05) e 0800-7733996

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia