Saae faz alerta para falta de água em Atibaia devido ao tempo seco e altas temperaturas

Uma das estações de tratamento de água amanheceu seca e entrou em situação emergencial com a escassez. Ao menos seis bairros estão com abastecimento comprometido.

Por conta do clima seco, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou neste domingo (4) que o abastecimento de água em Atibaia (SP) está prejudicado e que pode falta água em alguns bairros. Segundo a empresa, uma das estações de tratamento de água entrou em situação emergencial com a escassez.

De acordo com o Saae, com a estiagem e as altas temperaturas, desde a última sexta-feira (2), o sistema de captação do córrego do Onofre, que abastece a região do Caetetuba, sofreu uma diminuição da vazão, comprometendo a captação de água para o abastecimento ao público. Na manhã deste domingo (4), o local amanheceu seco.

Com tempo seco e calor, Saae faz alerta para falta de água em Atibaia. (Foto: Divulgação / Saae)

Segundo o Saae, o córrego em questão costuma ter uma vazão de 120 litros por segundo e é responsável pelo abastecimento de 25% da cidade.

Por causa dessa escassez, alguns bairros já tiveram o abastecimento prejudicado, como o Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras, Nova Atibaia, Caetetuba, Alvinópolis II e imediações. A previsão é que o abastecimento seja normalizado nesses locais até às 20h.

Uma reunião da equipe técnica está prevista neste domingo para definir as estratégias de abastecimento de água no município e, segundo a empresa, existe a previsão de falta de água para mais bairros ao longo do dia, por isso é importante que toda população economize água.

Fonte: G1.globo.com