SIMBiOSE inicia novo projeto na APA do Rio Atibaia

A ONG SIMBiOSE iniciou em junho um novo projeto, por meio do Termo de Parceria firmado com a Prefeitura da Estância de Atibaia, de cogestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia.

O objetivo é desenvolver atividades de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais; sistematização de dados das ocorrências de incêndio; e iniciar o trabalho de reflorestamento e revitalização de regiões degradadas da APA.

(Foto: Reprodução/ Facebook SIMBiOSE)

Acompanhada por funcionários da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambeinte, a equipe da SIMBiOSE fez a primeira visita técnica em 30 de junho, para levantamento de dados, análise e reconhecimento na área da Usina, a partir do extinto Centro de Lazer Municipal Alberto Gavazzi. Os dados levantados, entre eles georreferenciamento das áreas pertinentes ao projeto, serão publicados em relatórios bimestrais de controle e prestação de contas.

De acordo com a SIMBiOSE, “esse projeto chega para somar tanto na luta contra a destruição da biodiversidade na região do Rio Atibaia que ocorre pela Serra do Itapetinga, desenvolvendo um trabalho coletivo sob orientação de profissionais preparados para enfrentar o fogo e seus revezes, além de iniciar ações para a restauração das áreas protegidas, alertar e gerar dados para a conservação de uma área vital para a sobrevivência da rede fluvial da cidade”.

Fonte: SIMBiOSE